Saturday, October 04, 2014

Gone Girl

David Fincher tornou-se nos ultimos vinte anos do cinema como um dos realizadores mais singulares do panorama actua do cinema, subinto sempre a vitola filme para filme eis que o lançamento de um filme novo seu e um autentico acontecimento. Este ano surgiu esta adaptaçao do romance literario Gone Gilr, os primeiros resultados do filme sao muito positivos desde logo criticamente deixando alguns bons apontamentos para os premios la mais para a frente mas tambem comerciais o tonico perfeito para uma boa carreira na award season.
Sobre o filme que observamos e impossivel lhe ficar indiferente não ficar agarrado ao longo das mais de duas horas de misterio suspense e revelaçoes, mais que tudo e um filme inteligente como vai mostrando aos poucos aquilo que quer e isso acaba por ser fundamental na forma como espectador fica ligado ao filme de principio ao fim. As mutaçoes do filme sao elementos claros de seduçao de um filme muito bem realizado escrito em montado.
Talvez pela expectativa estava a espera de um final com mais impacto, mas agora mais a frio e o final que o filme precisava para ser actual e com uma moratoria muito bem definida, e nisso o filme e inteligente de não se tornar um filme de lados bons e maus, deixando o espectador passear pelos lados da trama.
Ou seja mais uma excelente obra de Fincher um realizador como poucos que sabe unir os melhores guioes onde os filmes sao mais que uma boa historia mas um bom contexto e mais que isso uma intensidade de emoçoes, e um filme cru, inteligentemente escrito mas mais que isso e um grande filme sobre a actualidade
A historia fala na tentativa de um misterioso desaparecimento de uma mulher conhecida por ser o rosto de um livro que vai se tornar num espetaculo mediatico que nem sempre vai ser benefico para a descoberta da verdade.
O argumento e interessantissimo, a vantagem deste ser escrito pela escritora do livro e brilhante principalmente porque ela conhece como ninguem as personagens do livro e torna tudo cinematografico e um argumento inteligente com optimas personagens e dialogos.

Fincher esta bastante mais calmo mas mais sincero na sua realizaçao e surpreendentemente e na vertente mais adulta que tem consegudo unanimidade e novamente da ao filme o teor noir importante para todo o filme.
Mas e no cast que o filme tem o melhor e pior, se por um lado a escolha de Pike se torna um as de trunfo numa das mais brilhantes prestaçoes femininas dos ultimos anos, algo que começa a ser comum neste realizador Afleck não e consensual, se no lado silly da personagen e eficaz, perde obviamente no lado mais frio e calculista, talvez Damon fosse a escolha mais logica.
O melhor – Pike
O pior – Alfeck


Avaliação - B+

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