Saturday, October 25, 2014

What If

Depois de Harry Potter e normal que Daniel Radcliff demora algum tempo a acentar o seu cinema e que a variedade de personagens seja uma constante. Em 2013 entre muitos filmes um deles foi uma comedia romantica algo insolito ainida na sua curta carreira, um filme de autor canadiano de um realizador apenas conhecido ainda pelas suas comedias sem grande resultado. Criticamente o filme foi positivo pese embora não tenha sido um pleno de entusiasmo, já comercialmente para um filme que estreou em poucos cinemas não se pode dizer que tenha sido um desastre total.
Cada vez mais existe historias simples de amor no cinema, filmes romanticos com alguns toques creativos, pois bem este e um filme simples e romantico, que joga na parte central com o lado mais emotivo do amor e nos secundarios com o lado mais comediante. No jogo do amor o filme funciona a quimica entre as personagens e o platonico do amor esta sublinhado, no humor este e exagerado e quase nunca tem piada.
Mas para alem de emoçao o filme tenta ser artistico na forma de o declarar e aqui e que o filme perde em alguma linha os rasgos creativos do filme atraves de desenhos sao soltos e demasiado ostensivos não sao subtis e isso acaba por não funcionar na sua utilizaçao tornando o filme um pouco ambicioso demais para a sua tematica.
Enfim um pequeno filme que funciona no mais simples e que perde a aposta no mais arrojado, mas mesmo assim quando o cinema parece ter abandonado as grandes historias de amor, aqui temos uma simples de duas pessoas que combinam e nem sempre e facil este match ser visivel no cinema.
A historia fala de um jovem estudante de medicina que se apaixona por uma jovem, descobrindo contudo que a mesma tem namorado pelo que inicia com esta uma relaçao de amizade que aos poucos vai se tornando densa e complicada com a diferença de sentimentos.
O argumento acerta no mais simples e por vezes o mais basico do filme nos momentos a dois entre as personagens centrais nos seus dialogos na sua quimica, e perde no acessorio no humor quase sempre disfuncional e na tentativa de dar ao filme mais do que ele e.
Dowse era ate ao momento um realizador a grosso modo de comedias falhadas aqui tem uma realizaçao ciclotimica de momentos de alguma excentricidade e exploraçao de cratividade que não funciona com momentos de simplicidade emocional mais condizente com o filme, mesmo assim parece-nos não deslumbrar.
No cast Radcliff demonstra uma suavidade interessante algo que nunca foi visivel nas suas outras interpretações num registo menos exigente as suas debilidades sao disfarçadas e o seu objectivo mais conseguido Kasdan tem a sensibilidade aparente da personagem e parece bem mais completo do que o seu colega de elenco.

O melhor – A simplicidade da historia de amor.

O pior – O lado creativo que nunca oferece mais valia ao filme.


Avaliação - C+

No comments: