Saturday, October 11, 2014

Annabelle

O cinema de terro move uma legiao de fãs por todo o mundo, sendo facil de prever que os seus maiores exitos se tornam rapidamente em franchisings apeteciveis. Depois do sucesso o ano passado de Conjuring eis que surge a sua natural prequela neste caso com a boneca que fez furor nos filmes de acçao. Se criticamente o resultado ficou muito aquem do filme de origem com avaliaçoes essencialmente negativas já comercialmente o sucesso continuou ombreando com o fortissimo Gone Girl.
Sobre o filme e dificil sermos surpreendidos por este tipo de terror já que devido ao numero elevado de filmes muito parecidos nos já sabemos basicamente tudo, os truques os sons e mesmo quando nos vamos ou não assustar, dai que mesmo antes de assistir a Anabelle percebemos que este não vai ter segredos e acaba mesmo por não ter.
Depois os pontos que divergem de filme para filme não sao fortes, a historia e o casal de origem com um filho já soa a cliche os metodos de ajuda tambem, e mesmo a resolução vai no segumento de muitos outros filmes iguais, dai que seja dificil perceber a natureza e a origem de tantos filmes semelhantes com tao poucos elementos diferenciadores e o facto de estes ainda continuarem a resultar na bilheteira.
Do lado positivo muito pouco a boneca funciona obviamente no terror principalmente na parte mais psicologico e pouco mais um ou outro susto bem filmado, mas uma previsibilidade que torna estes vectores positivos pouco importantes no filme como um toto.
A historia fala do inicio de Anabelle a boneca maldita de Conjuring e a forma como esta ficou amaldicoada depois de entrar em contacto com membros de um grupo satanico formado no seguimento da Familia de Charles Manson.
Sobre o argumento muito pouco de novo alias todas as estrategias, personagens dialogos e linhagem narrativa deste filme já foi utilizado diversas vezes noutro tipo de filmes estranha-se e como ninguem consegue inovar nesta arte a que alguns chamam terror
Como obvio depois do mote Wan, deixou para os seus auxiliares a realizaçao do segundo filme e desde logo se nota diferenças já que o primeiro consegue como poucos crias contextos importantes e dar o cunho de autor aos filmes aqui temos o base e o necessario para algimas sequencias funcionar.
No cast tudo novo sem figuras conhecidas o destaque vai para Wallis uma jovem actriz que neste filme tem sobre si grande parte do tempo mas sem a exigencia de um filme dramaticamente imponente, onde o grito e a disponibilidade fisica sao as unicas exigencias de resto nada.

O melhor – A boneca

O pior – A falta de inovaçao mais uma vez no genero


Avaliação - D+

No comments: