É conhecido o fascínio da NEtflix pelo terreno da animação onde começaram a ter alguma força inicial quando surgiram, dai que os seus projetos são sempre filmes que lançam alguma expetativa, contudo nos ultimos anos, principalmente a força critica tem-se perdido um pouco. Este ano surgiu este filme sobre sonhos e irmãos que acabou por ter avaliações positivas sem ser entusiasmantes, contudo comercialmente com as maiores apostas da aplicação para os oscares escondeu-se um pouco no catalogo.
Sobre o filme podemos começar por dizer que acaba por funcionar no lado mais emocional e moral, naquilo que é o sublinhar da relação entre irmãos, numa conjugação da magia dos sonhos com a realidade. Fica a sensação que o filme é sempre mais divertido e curioso na realidade do que quando embarca na imaginação dos sonhos onde as ideias se perdem um pouco e o filme divaga mais.
E um filme famaliar, ligeiro, sem a força moral dos filmes de animação da historia, mas um filme com bons momentos, cum uma premissa de conflito que é curiosa, com alguns apontamentos de estetica nos sonhos também interessante, acaba por ser um filme positivo, sem nunca ser deslumbrante ou sublinhar aquilo que quer transmitir. E um filme para passar o tempo bem, mais do que nos lembrar-mos dele para a eternidade.
Pode ser um filme de natal para a familia, principalmente pelo lado ligeiro e pela temática claramente familiar. E um filme com um humor facil, principalmente entre irmãos, e com uma mensagem positiva de união familiar acima de tudo. Falta algum rasgo de espontaneadade ou uma criatividade emocional mais forte, mas cumpre os seus objetivos.
A historia fala de dois irmãos que prespetivando a eventual separação dos pais, entam encontrar o senhor dos sonhos para o mesmo cumprir os seus desejos, o qual reside nos sonhos durante a noite dos mesmos.
O argumento e fragmentado entre o mundo real e imaginário, onde funciona claramente muito melhor no primeiro nível de analise. No segundo a creatividade centra-se em alguns cenarios e a previsibilidade do twist nao permite que o filme se conduza para um nivel mais elevado.
Na realizaçao temos uma dupla que se estreia em equipa e em longas metragens. O filme é colorido, de estudio, com pouco risco, em que a abordagem não é protagonista. Acaba por isso deixar o filme ser eficaz, mesmo sem grande arte. Para primeiro filme cumpre, veremos o que vem depois.
No cast de vozes como vi a versão portuguesa nada irei comentar sobre a escolha original de vozes.
O melhor - Uma mensagem positiva
O pior - Pode ser algo previsivel nos momentos em que tenta não o ser
Avaliação - B-

No comments:
Post a Comment