Sunday, November 02, 2025

The Long Walk

 Inspirado numa das histórias mais futuristas de Stephen King, com um elenco de jovens na mira dos grandes filmes este filme de Outuno veio ocupar um pouco do cinema sobre sociedades totalitarias juvenis, que teve em Hunger Games um dos seus filmes de maior sucesso e que tem aqui o seu realizador de base a embarcar numa nova aventura. Com criticas muito interessantes tendo em conta o genero, e sem grandes estrelas, comercialmente os resultados ficaram um pouco aquem do que Lawrence ja fez nos seus filmes mais conhecidos.
Sobre o filme podemos dizer que tem uma permissa propria ao longo da sua duração, uma serie de jovens numa caminhada até à morte onde ganha quem resistir, o filme é simples e baseia-se nas personagens, nas suas motivações e nas suas ligações. O lado das personagens é bem montado embora com algum cliche na forma como as mesmas se posicionam. Do lado do terror de desgaste o filme é forte, violento acabando por lhe dar alguma riqueza concetual.

Claro que podemos sempre dizer que é previsivel nas suas escolhas, que rapidamente assistimos ao eliminar constante de personagens por uma ordem que acaba por ser demasido denunciada, mas que leva o filme para as escolhas finais, bem interpretado, com personagens que ocupam as intrigas do filme, temos um filme que nos faz enterter, escolher, numa especie de Big Brother ficional onde escolhemos os nossos favoritos mesmo que a vitoria estivesse declarada.

Um filme original, uma historia montada para um momento, numa produçao diminuida, é um filme sobre personagens e os seus dialogos mais do que um filme de autor. Fica a sensação que podia existir mais risco concetual, mais trabalho na produçao mas isso da um lado simplista que faz o conceito funcionar do primeiro ao ultimo minuto por si só.

A historia segue um conjunto de jovens que são escolhidos para fazer a The Long Walk, onde o vencedor fica multimilionario, mas para isso tem que ser o ultimo resistente de uma caminhada sem fim, com guerras e ligações até a vitoria final.

O argumento do filme acaba por ter uma ideia de base totalmente eficaz em termos de entertenimento e o filme preenche bem os espaços nos seus personagens. Fica a sensação que o final poderia ser mais surpreendente mas a simplicidade esta presente em todos os vetores do filme.

Lawrence e um experiente realizador que teve na base de Hunger Games o seu maior sucesso. Tenta aqui ir buscar muito do lado mental desse filme mas com um lado menos estetico mais cru. Sente-se confortavel no registo mas a carreira foi de altos e baixos.

No cast o filme e Hoffman tenta ir buscar o lado mais intenso do pai, para a sua personagem perde para os seus colegas de cast. Fica a sensação que JOnsson e o ator em clara ascenção do filme ficando os melhores momentos de um ator com recursos para muito mais. Um bom cast geral jovem.


O melhor - O conceito basico do filme.


O pior - A forma como o final pode ser algo simplista


Avaliação - B

No comments: