Wednesday, November 19, 2025

Roofman


Outono é sempre uma época de projetos mais escondidos, que surgem com uma dualidade de não ser uma aposta concreta mas com alguma expetativa. Acabou por ser esse o contexto deste filme que nos trás uma historia curiosa de um assaltante, baseado numa historia real que conseguiu boas criticas, principalmente tendo em conta o seu tom ligeiro. Comercialmente com um bom elenco os resultados foram medianos, embora ficasse a sensação que poderia valer mais.

Sobre o filme podemos dizer que um dos pontos que mais impressiona acaba por ser a capacidade concreta de nos levar para os anos 90 e para a distância tecnlogica quando comparada com os dias de hoje, e isso o filme faz bem, e com um rigor assinalável que poderia ser difícil.

Outro ponto positivo do filme acaba por ser a curiosidade da historia e a forma como tudo se torna mais curioso no detalhe, principalmente quando a personagem começa com a vida dupla e na forma como os seus detalhes caracterizam bem o lado materialista da personagem, sem entrar em grandes reflexões e deixando a sua forma de agir detalhar tais características.

Por tudo isto este é um filme competente, que mesmo sendo ligeiro consegue cumprir mesmo as metas mais maduras que o filme acaba por ter. Claro que tem muitos momentos que aligeiram o filme, numa clara roupagem de comedia, mas que acaba por fazer o projeto funcionar, mesmo sem a densidade para mais altos voos.

A historia fala de um ladrão de telhados, que após ter sido detido, e completamente isolado, decide fugir e começa a residir dentro de uma Toy’r Us ao mesmo tempo que inicia uma outra vida com uma funcionária, até que o seu passado reaparece.

O argumento do filme tem uma base muito curiosa que acaba por ser o epicentro da história. Seria difícil não aproveitar o insólito real. No resto o filme procura aligeirar a abordagem e acaba por perder alguma densidade ou algum moralismo, mas funciona como comunica com o espetador.

Na realização Ciafrance quando surgiu surpreendeu pela densidade dos seus filmes, mas com o tempo foi perdendo algum do fulgor, principalmente depois de alguns dos seus filmes com mais expetativa tivessem ficado algo na sombra. Aqui o trabalho produtivo de nos levar para os anos 90 é incrível embora o resto seja demasiado pensado para um filme familiar.

No cast Tatumm tenta atualmente reconstruir a sua carreira com mais risco, mas ainda tem dificuldade em despir o lado e Good Guy. Nota-se a tentativa de reinventar de fornecer novos dados mas ainda não cumpre por completo. Dunst tem o lado amargurado que a personagem quer ter, e Dinklage dá o lado comico ao filme.

 

O melhor – A transformação dos anos 90

O pior – O filme procura um lado suave que lhe tira alguma densidade

 

Avaliação – B-

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