Tuesday, November 04, 2025

The Strangers: Chpt 2

 Quando Renny Harlin anunciou uma triologia sobre o filme de terror The Strangers, os analistas de cinema ficaram surpreendidos, por um lado porque o filme de base esteve longe de ser um sucesso e porque o experiente realizador de filmes de ação serie B esá longe de ser um prodígio do mercado e acima de tudo porque o filme em si também não era propriamente muito apelativo. O primeiro filme teve um sucesso moderado comercial, mas como a triologia estava montada teve de ver a luz do dia. Este segundo filme foi um desastre critico, sendo que comercialmente os resultados foram péssimos, o que leva todos a pensar o que se vai fazer com o capitulo final.

Sobre o filme podemos dizer que este filme, fica os primeiros 45 minutos em perseguições intermináveis que acabam sempre da mesma forma, sem qualquer evolução no guião, nem que seja porque o primeiro filme fez todas as introduções, e pouco restou para os outros dois filmes a não ser trabalhar em alguns flashbacks a historia do lado dos assasinos, que acaba por ser a unica novidade no filme, embora sem grande desenvolvimento.

Por tudo isto temos um filme vazio, mesmo em termos de terror, muito longe da intensidade de outros projetos que tem sido lançados, com pouco horror e acima de tudo uma ideia que resulta para 90 minutos de filme simples, mas que é totalmente insuficiente para uma aposta de triologia de algo que mesmo para um filme era limitado.

Fica a sensação que Hollywood por vezes patrocina registos que não se percebe bem, e que são autoestradas para a falha total. A ideia que o filme deveria ter outro impacto e que deveria ser parado para o desastre das sequelas era obvio, mas quando se faz três filmes de uma vez estes tem de ser escoados de qualquer maneira e a imagem que fica é que um outro ainda vai sair.

O filme segue a personagem sobrevivente do primeiro filme, embora sem explicar como tal ocorreu, e a continuação dos seguimentos com o mesmo desenvolvimento de sempre com alguns apontamentos sobre a base dos personagens e as suas motivações.

O argumento do filme acaba por ser limitado à base do primeiro filme, num alongamento sem grande conteudo. Mesmo no que diz respeito às personagens que dão nome ao filme, muito pouco em termos de desenvolvimento das mesmas para além do lado sanguinário.

Harlin é um dos mal amados de Hollywood, uma carreira longe recheada de fracassos comerciais e criticos que pensou que uma triologia de um filme fraco poderia dar-lhe uma lufada de ar fresco. Sem resultado, todos os seus defeitos estão presentes no projeto.

No cast o filme tem como protagonista uma jovem Petsch a tentar passar da tv para o cinema de uma forma fácil do terror juvenil , com uma personagem que grita e foge mas pouco mais. Dá minutos mas nao da muito mais, mesmo sendo um filme a solo.


O melhor - Nao e daqueles filmes que nos faz pensar muito.

O pior - Completamente desnecessário


Avaliação - D

 

No comments: