Num pais cada vez mais forte no mercado global do cinema, as escolhas do Mexico para o oscar de melhor filme internacional tornou-se cada vez mais uma competiçao forte, sendo que este drama que acabou por vencer o premio do publico do carismatico festival de Sundance acabou por ficar num segundo plano, numa escolha que acabou por nao ser feliz e deixar o mexico sem a esperada nomeaçao. Criticamente este radical foi bem recebido sendo que comercialmente a proximidade do publico conduziu a uma forte distribuição nos EUA que conduziram a uma boa performance comercial.
Sobre o filme podemos dizer que temos um drama emotivo ao maximo, sobre a adversidade de ser professor num contexto social marcado pela pobreza e criminalidade e acima de tudo a empatia criada entre os alunos e um professor com metologia diferente. O filme tem valores e é impactante emocionalmente embora muitas vezes vista a pele de telenovela sul americana na exploração basica de sensações.
A historia ao ser real é motivante o filme sabe disso, principalmente na historia da jovem Paloma que se tornou um coqueluche mexicana, de resto nota-se a preocupação do impacto total da historia, mas isso não retira a força emotiva da historia que esta a ser contada, que fica associada a empatia de Deberez tem criado com os espetadores depois de anos de comedia, e que encaixam na mensagem que o filme quer transmitir.
Por tudo isto temos um filme familiar, um daqueles filmes sobre acontecimentos reais que mais do que uma abordagem diferenciada querem intensificar a mensagem subjacente e os feitos envolvidos como se uma novela se tratasse. A boa caracterizaçao social e de pobreza ajuda no impacto inegavel que o filme tem junto dos espetadores, embora como objeto artistico seja um filme de processos simples.
A historia fala de uma turma numa escola basica mexicana com muitos problemas sociais, que com a chegada de um novo professor com metodos diferenciados acaba por cativar os alunos parta sonhar mais que o contexto onde estão envolvidos.
O argumento tras uma historia real de impacto, tratado como se uma telenovela se tratasse de forma a intensificar tudo que o filme tras, mas parece claro que o contexto ficional do filme e trabalhado para isso com parametros normais, mais com o coraçao do que com a cabeça.
Na realizaçao do projeto temos Zalla, um experiente realizador mexicano que em Hollywood tem estado mais associado a televisão do que propriamente a obras proprias. Aqui tem uma realizaçao simples, com pouca abordagem de autor, intensificando as emoçoes que acaba por ser a escolha obvia em termos do filme que quer contar.
Na interpretação Deberez e uma das maiores figuras do cinema mexicano e um impulsionado do sucesso dos filmes feitos de raiz naqueles paises para a sua expansão fora. Aqui a empatia e a emoçao que sempre transmite nos seus filmes com um lado menos comico mas que passa para o espetador.
O melhor - As emoçoes que o filme dá
O pior - ALgo telenovela nos processos simples
Avaliação - B-
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