Saturday, February 10, 2024

Next Goal Wins

 Taika Waititi nos ultimos anos ganhou um reconhecimento geral em Hollywood principalmente depois do humor que implementou nos ultimos filmes de THor mas principalmente pela dinamica critica que acabou por obter no momento em que foi presença nos premios com o seu original Jojo Rabbit. Este ano marcava o seu regresso fora do universo Marvel para contar uma historia insolita no mundo do futebol do pacifico. Lançado na temporada de premios e em alguns festivais o filme tropeçou por completo na critica com avaliações negativas que o colocaram imeditamente fora de qualquer corrida. Comercialmente um filme sobre futebol na Samoa Americana dificilmente conseguiria ser um sucesso e foi o caso.

Sobre o filme podemos dizer que a irreverência de Waititi esta presente em alguns momentos muito isolados de alguns dialogos e sempre na vertente humoristica e disparatada. Como o filme parece-nos claro que alguem que ganhou um conceito como o realizador da Nova Zelandia tem de trazer mais do que uma comedia desportiva de domingo a tarde, e que acima de tudo altera quase todos os pontos factuais para alem do resultado para ter mais impacto acabando por nao ser um filme realista nem um filme com qualidade como obra de ficção.

O filme esforça-se, principalmente na construçao da personagem de Fassbender, que contudo o filme parece querer remeter para segundo plano para dar um espelho da comunidade sempre sob o ponto de vista humoristico, ficando muitas vezes a ideia de que o filme quer ser mais um roast sobre um filme de exito desportivo que acaba por ser do que propriamente a merecida homenagem ao feito que o filme tras.

POr tudo o que estava envolvido este é sem sombra de duvida uma das grandes desilusões do ano a todo o nivel, porque os envolvidos prometiam um filme original, irreverente e forte e temos uma comedia disparatada, maioritariamente mal articulada sobre um feito interessante mas pouco mais, principalmente porque o filme tenta na adulteração dos factos ir a pontos que a realidade não necessitava de ir.

A historia segue a pior equipa de futebol do mundo, que depois da maior humilhação da historia do futebol, e prestes a acabar, acaba por contratar um treinador falhado a todos os niveis que acaba por tentar reverter o carater fatalista do destino daquela equipa.

Em termos de argumento fica a ideia que o filme quer ser uma comedia familiar disparatada e pouco mais. Eu confesso que quando a realidade de um filme sobre eventos reais é tão alterada para efeitos dramaticos como este é quase uma falta de respeito para os obreiros do feito.

Na realização Waititi e um dos nomes mais mediaticos do momento, embora para todos os efeitos apenas Jojo Rabit acabou por ter o louvor critico sendo o resto apenas a sua irreverencia que novamente esta presente neste filme, embora me pareça um filme demasiado pequeno e muitas vezes absurdo para a sua carreira atual.

Fassbender tenta resgatar o filme, numa interpretaçao intensa de um otimo ator que por acaso tropeça na quantidade de erros que o filme se torna e com isso fica algo escondido uma interpretaçao que merecia mais atençao. Ele domina o filme e pouco mais existe em termos interpretativos do que ele para alem dos maneirismos culturais de tudo o resto.


O melhor  - Fassbender

O pior - A forma como um candidato aos oscares se torna numa mediocre comedia familiar


Avaliação - C-



No comments: