Thursday, February 08, 2024

Ferrari

 Apontado desde a sua produção como um claro candidato a epoca de premios, este filme que marcava o regresso de Michael Man aos filmes epicos. Este filme que teve uma produção longa e com muitas alterações saiu finalmente no festival de Veneza e o resultado, apesar de positivo foi logo notorio que nao conseguiria estar nas listas de melhor filme do ano, sendo sempre um filme melhor desenhado do que concretizado. Comercialmente o filme foi um desastre longe de se aproximar do seu orçamento demonstrando bem as dificuldades atuais de Mann em ser uma figura de referencia comercial.

Sobre o filme podemos dizer que o mesmo vai de encontro ao que o seu realizador tem sido nos ultimos anos, ou seja um realizador pausado de momentos, que não consegue equlibrar o seu filme ao longo da sua duração com ritmos algo pausados, mas que depois tem a competencia para surpreender em pequenos aspetos como o acidente central do filme ou a forma como a propria personagem central vai crescendo ao longo do filme.

Fica a ideia que o filme consegue em pontos muito concretos ser muito interessante como as personagens centrais e alguns dialogos e forma de convivencia entre eles, mas que depois o filme se esconde numa serie de momentos que tem algum primor tecnico mas que acaba por adormecer  o ritmo do filme e da intriga que se perde num exagero de personagens que acabam muitas delas por nao ter o seu momento.

Por tudo isto fica um sentimento agridoce no filme, se reconhecemos as interpretaçoes ou mesmo a construçao das personagens, fica a ideia que o filme é algo difuso para onde quer ir, nao conseguindo pegar na intriga com a profundidade necessária a ter o impacto que se esperava de um filme desta dimensão, o qual consegue ter bons momentos de cinema num argumento nem sempre a acompanhar os elementos do filme.

A historia segue uma fase da vida de Enzo Ferrari na sua luta por dominar corridas contra a Mesaratti enquanto enfrenta os fantasmas da suas relações no crescimento de um imperio marcado pelo passado de luta e muitas perdas pelo caminho.

O argumento do filme parece de tudo o que me parece menos trabalhado no filme, principalmente no potenciar da intriga que o filme quer nos dar. A nivel de dialogos e personagens o filme tem um nivel elevado mas parecem deambular numa historia que demonstra algum receio de ser contada.

Michael Mann e um realizador historico numa fase elevada da carreira que tenta encontrar o ultimo grito, depois de um filme anterior algo apagado e muitos anos parado, o realizador consegue ter bons momentos mas não usa o potencial num argumento que nao acaompanha os seus atributos.

Em termos de cast o filme tem bons apontamentos Driver e um competente Enzo, dando-lhe o lado dual que o filme quer, e é dominado quase sempre por uma Cruz que é o coração do filme e que merecia mais atençao na temporada de premios.

O melhor - Alguns apontamentos de realização de primeira linha

O pior - O argumento e a intriga não agarram o espetador


Avaliação - B-



No comments: