Desde o momento em que foi exibido em festivais que a comunidade do cinema teve a certeza que este irreverente filme seria um dos filmes a concorrer na cerimonia dos Oscars quer pela abordagem diferenciada, quer pela tematica e o que é certo é que mesmo não sendo um dos favoritos teve sempre presente e conseguiu chegar ao fim e conseguir nomeaçoes muito importantes embora a possibilidade de vitoria seja curta. Comercialmente um filme sem grandes figuras de referencia acabou por ter um trajeto natural se calhar nao o suficiente para o impulso que outra receita comercial poderia lhe ter dado em termos de visibilidade.
Sobre o filme pois bem temos o tipico filme afro americano sempre presente nestes momentos que não o quer ser. O filme e sobre isso, sobre os esteriotipos do sucesso de filmes sobre a comunidade e acima de tudo a forma como os brancos o vem. O filme adota um estilo irreverente com um nivel de satira inteligente como a pouco nao viamos, com a força de interpretaçoes e argumento de primeira linha, que faz deste um dos filmes mais inteligentes e brilhantemente escritos do ano.
O filme e uma comedia satirica dos nossos tempos, com o lado engraçado de parodiar com uma serie de referencias da cultura afro americana e da forma como repetidante acabam por lançar os seus temas, mas o que melhor funciona no filme é a forma como o filme lida com diversos pontos artisticos que vai desde a escrita ao cinema, numa das melhores comedias dos ultimos anos.
Ou seja um objeto diferenciado, sustentado no argumento original, fielmente trabalhado no detalhe, alicercado em prestações impressionantes dos seus interpretes e uma auto critica que por vezes e dificil de fazer. Nao e o filme mais luminoso do ano, mas e certamente um dos mais competentes, podera sair de mãos a abanar nos oscares, e natural que saia, mas o premio da nomeaçao ja e o reconhecimento de uma obra diferenciada.
A historia segue um conhecido escritos que farto do cliche dos escritores de sucesso que dedicam ao drama dos afro americanos acaba por no meio de muitos problemas familiares escrever sobre pseudonimo uma satira a tudo isso que se torna um sucesso pelos motivos contrarios ao que escreveu.
E no argumento que o filme tem a alma e a sua diferencição a qual começa numa base original, diferente com o nivel satirico no maximo mas que é potenciada num detalhe interessante com situaçoes insolitas e muito bem escritas comicamente e na sua componente satirica, com a cereja no topo do bolo com o seu extraordinario final.
Na realizaçao o filme marca a estreia na realização de Cord Jeffersson depois de anos a escrever principalmente para televisão, e o resultado não podia ser melhor. O filme tem uma estetica naturalista que vive do argumento deixando os outros elementos brilhantes, e quando isso acontece e um sinal de sabedoria em face de tanta qualidade nesses elementos.
No cast o filme é brilhantemente desempenhado pelo sempre competente Wright que da ao personagem os diferentes momentos com a qualidade que sempre nos habituou, numa das suas melhores interpretaçoes. Pode não ser um fogo de vista mas a competencia justificou o reconhecimento. Sterling K Brown tambem foi reconhecido mas aqui mais pela diferença da sua interpretaçao comparado com a carreira do que pela dificuldade do papel.
O melhor - O argumento
O pior - Visualmente poderia ter sido mais arrojado
Avaliação - B+
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