Saturday, February 17, 2024

Perfect Days

 Quando se fala em Wim Wenders fica sempre a ideia de um paralelismo constante entre o cinema e a musica, mas talvez sempre a sensação que a carreira que ele desenvolveu foi sempre algo distante daquela que se vaticionou quando ele surgiu como um marco do cinema europeu. Depois de anos em que quase não se ouviu falar dele regressou no festival de Cannes numa produçao japonesa, que acabou por funcionar no festival e obter o reconhecimento que lhe faltava faz anos, conseguindo inclusivamente a nomeaçao para o oscar de melhor filme estrangeiro. Comercialmente este tipo de filmes tem sempre objetivos curtos, embora em termos globais os resultados tenham sido competentes.

Sobre o filme podemos dizer que é um filme sobre uma personagem sem grandes dialogos que o segue ao longo dos dias, da sua rotina que parece triste mas que o torna numa pessoa feliz nas suas pequenas coisas. O filme consegue transmitir essa felicidade das pequenas coisas, ajudado pela particularidade de um Tokio organizado, e acima de tudo pelas diferentes virtudes de uma cidade que acaba por a co protagonista do filme.

Nao e um filme facil de entrar, principalmente porque o mesmo não tem uma narrativa propriamente dita, tem uma serie de acontecimentos que vao alterando a rotina da personagem, que tem as suas vivencias definidas, mas e indiscutivel que o filme consegue criar uma quimica e uma empatia por personagem tao silenciosa mas ao mesmo tempo tao empatica. E daqueles filmes que joga bem com o fator novidade cultural e acima de tudo com a forma como liga a musica e o cinema.

Nao sendo uma obra prima, ja que na maior parte do tempo efetivamente nada acontece, limitando-se a uma documentario sobre o dia de uma pessoa que limpa casa de banho em toquio, mas que aos poucos vai nos dando a personagem em pequenas vivencias. E um filme curioso mais que brilhante, mas demonstra que muitas vezes nao tem que existir muito para os projetos funcionarem.

A historia fala sobre o dia a dia rotineiro de um individuo que tem como funçao limpar as casas de banho publicas em TOkio e como o mesmo acaba por viver uma vida solitaria e silenciosa numa grande cidade sem que isso nao o iniba de ser feliz.

O argumento não e propriamente muito elaborado, temos uma premissa que o filme explora ao maximo, com detalhe, mas nao temos uma intriga propriamente efetivada. Temos uma mensagem que passa, mas em termos de filme não temos dialogos ou propriamente uma intriga que diferencie.

Na realizaçao WIm Wenders e uma figura iconica de um universo pop, que tem aqui um filme diferente, num contexto cultural estranho ao seu crescimento mas que se denota ter sido estudado para ser potenciado na ligaçao ao espetador. E um filme de um realizador particular, que neste caso acaba também por ser o veiculo de proximidade ao espetador.

No cast o filme e um monologo silencioso de Koji Yakusho um ator reconhecido no Japao que tem aqui um papel referencia para a sua carreira pela forma como as suas expressoes tão a batuta do filme, numa prestaçao bastante interessante que poderia merecer mais atençao na temporada de premios ainda para mais quando o filme e basicamente ele.


O melhor - A beleza das pequenas coisas.

O pior - Na segunda hora modifica a rotina e ai pedia-se algo mais


Avaliação - B



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