Friday, February 15, 2019

The Possession of Hannah Grace

Todos os anos em epocas distintas surgem titulos de terror usualmente aproveitando semanas aparentemente de uma maior calmia nos lançamentos wide nos cinemas norte americanos. Na transição de novembro para dezembro, em pleno lançamento de filmes para os premios surgiu este filme sobre espiritos e sobre exorcismos. Os resultados criticos do filme como a na maioria dos filmes do genero foram desastrosos, e comercialmente o filme conseguiu sempre chamar a atenção dos mais adolescentes que garantem sempre alguma rentabilidade a filmes como este.
Este e um tipico filme de baixa qualidade de terror, no qual nos é introduzido o demonio que possuiu um corpo, uma situação e depois temos o contexto espacial propocio para provocar o panico na exploração narrativa da situação. O problema do filme e que acaba por ser previsivel em todas as suas situações e nunca tem qualquer tipo de arte para funcionar em termos esteticos ou de conseguir potenciar as reações que desencadeia no espetador, recorrendo aos cliches todos dos filmes de possessão, quer esteticos quer acima de tudo em termos sonoros.
O filme nunca consegue ser minimamente feliz já que as personagens na sua essencia não existem, são meros peoes para a atuação do demonio, e mesmo na forma violenta que muitos outros filmes de terror acabam por assumir, este filme nunca consegue nem neste estilo ter impacto, parecendo sempre ser um filme que se limita aos recursos minimos que poderiam garantir algum ganho monetario.
Ou seja mais um filme de baixa qualidade de terror, que mesmo nas suas analises especificas tem falta de qualidade como argumento, abordagem da realização e um cast de segunda linha. Fica a ideia que so o facto de ser numa morgue poderia potenciar um resultado de mais impacto junto do espetador mas o filme desaproveita por completo este factos num filme que nunca consegue ter interesse em nenhuma das suas componentes do primeiro ao ultimo minuto.
A historia fala de uma ex policia que depois de um acidente de trabalho aceita um trabalho na morgue do hospital durante a noite, tudo começa a complicar quando recebe um corpo, que conduz a uma serie de eventos paranormais no interior do seu espaço de trabalho.
O argumento e do mais previsivel e usado no cinema de terror em hollywood, nada de novo, nenhum risco na abordagem e mais que isso, desaproveita por completo o contexto espacial escolhido. A falta de qualidade e de risco permanece do primeiro ao ultimo minuto, com destaque para a sua conclusão. Na realizaçao Van Rooijen um realizador de base grega mas sedeado nos EUA, que tem aqui o seu filme com maior expansao, mas mesmo em termos de terror e um filme muito modesto, pouco risco na abordagem, pouco sentido estetico, preso aos cliches de sempre fica a ideia que o filme é um basic de terror de segunda e normalmente deste genero não saem realizadores de primeira.
No cast pouco ou nada de relevante, o protagonismo do filme é entregue Shay Mithcell mais conhecida da televisao, com uma personagem obvia, pouco exigente e que se limita a fazer aquilo que as vitimas dos filmes de terror fazem. parece-me que nao sera com registos como este que conseguira o espaço maior na setima arte. No resto de secundarios nada de relevante ou que recordemos dez minutos apos a conclusao do filme.

O melhor - A sua historia simples e percetivel, o que nem sempre acontece em alguns filmes de terror.

O pior - E um filme mau de terror igual a tantos outros em todos os aspetos

Avaliação - D

No comments: