Friday, February 01, 2019

Viper Club

Os conflitos no medio oriente tiveram no final do ano diversos filmes, alguns deles a abordar a tragedia na Siria sobre diversas prespetivas. Este filme lançado pela produtora Youtube, acaba por nos das a prespetiva dos familiares perante a incerteza do rapto de um jornalista pelo estado islamico. Este filme acabou por não ter avaliações de primeira linha, com uma receção mediana, acabando por comercialmente tambem nao funcionar, mas aqui podera estar em causa a falta de um cast de primeira linha.
De todos os filmes sobre esta tematica que recentemente foram avaliados neste espaço este e claramente o mais emotivo, não entrando nunca no conflito em si, mas decidido a transmitir a agonia de uma mae cujo filho foi raptado e tenta tudo para conseguir trazer o filho de volta a casa. E um filme que joga sempre mais com o lado emotivo do que com o racional da questão, principalmente nos outros pontos da vida da personagem o que toma o filme em determinados muito novelesco.
Tambem em termos de flashbacks penso que exagera no recurso aos mesmos, a determinada altura estes nao acrescentam grande coisa para alem de fortalecer uma relaçao mae filho que por natureza ja o é, nunca servindo-se desses momentos para nos dar mais da personagem desaparecida, o que nos parece uma escolha discutivel.
No final ficamos contudo com a mensagem transmitida da dor e incerteza que todas estas situações provocaram em milhares de pessoas e acima de tudo a forma como a politica internacional teve que ultrapassar de forma quase gelida sofrimentos pessoas em busca de um resultado singular maior.
A historia fala de uma mae, que tenta tudo para tentar pagar o resgate pedido pelo estado islamico para libertar o seu filho, um jornalista de guerra que se encontra raptado pelo grupo terrorista.
Em termos de argumento o filme centra-se mais na gestao emocional da personagem do que propriamente nos mecanismos possiveis para angariar fundos. Isso acaba por ser a opçao mais facil em termos de desenvolvimento narrativo, embora nos pareça que torna tudo proximo demais de uma novela.
Na realizaçao Keshavarz e uma jovem realizadora que tem aqui o seu trabalho mais significativo ate os dias de hoje, com procedimentos simples, sem nunca entrar na complexidade dos cenarios de guerra, e acaba por ser a decisao menos arriscada.
No cast Saradon afastada da primeira linha em face da idade, dá-nos uma interpretaçao intensa que da força ao filme principalmente na forma como vivemos os conflitos das personagens sem entrar no lado facil do overacting. Nao sendo uma actriz numa forma invejavel, demonstrou ainda alguns recursos.

O melhor - O lado emotivo final

O pior - A forma como o filme nos seus elementos complementares e demasiado telenovela

Avaliação - C

No comments: