Friday, February 15, 2019

Creed II

Três anos depois do mundo do cinema se ter entregue novamente à base de Rocky concretamente com a ligação de Rocky Balboa ao filho do seu amigo APollo Creed, surge a expetavel sequela em face do sucesso do primeiro filme. Novamente o filme consegue ir buscar algo do passado, concretamente a ligação com Ivan Drago, o que de alguma forma acaba por alimentar o saudosismo da saga. Este segundo filme pese embora tenha na generalidade conseguido criticas positivas teve longe do entusiasmo gerado pelo primeiro filme, algo que também se estendeu ao valor comercial do filme, que conseguiu tambem ser forte, mas longe do primeiro filme.
Creed é talvez das revitalizações de um franchising mais conseguidas dos ultimos tempos, porque conseguiu inovar, rechear o filme de novas personagens sem nunca deixar cair aqueles que foram mais significativos nos primeiros filmes de Rocky. Este segundo filme pese embora algo repetitivo relativamente aquilo que no primeiro filme funcionou, traz-nos outros elementos que marcaram a historia de Rocky, embora com menos risco. percebe-se que é um filme menos trabalhado, mais direto, mais pensado no entertenimento puro, contudo nestes pontos penso que o filme funciona.
Ou seja temos claramente menos das personagens, alias fica a ideia que tudo o que ja conhecemos delas e suficiente para que este seja apenas um filme situacional, sem grande evolução das personagens deixando espaço a tres sequencias de luta duradouras com desfechos distintos. Parece-nos contudo que o filme principalmente no lado dos Drago poderia e deveria trabalhar mais a dimensao pessoal de ambos já que nos parece sempre abrir esta porta que nunca a aproveitam para a trabalhar.
Ou seja Creed II e claramente uma forma de ganhar dinheiro com tudo o que funcionou no primeiro filme, com um argumento mais simples, mais previsivel mas que funciona principalmente porque sabe utilizar o que de mais saudista Rocky tem. Fica a ideia que provavelmente um terceiro filme tera que ter algo de novo, mas para ja e como entertenimento este filme serve os objetivos da saga.
A historia segue Adonis Creed, agora desafiado por Vitor Drago, filho de Ivan, pessoa que matou o seu pai. Nesta luta Creed tera de adaptar a sua forma de treinar e viver o desafio para derrotar um adversario tao mais forte.
Em  termos de argumento parece-me claro que o risco neste filme para a linhagem narrativa conhecida e claramente menor, e um filme mais previsivel, acima de tudo mais simples, mas ao mesmo tempo nos balanços das personagens e dos periodos funciona no nivel entertenimento que me parece ser mais pensado para este filme.
Na realizaçao deixamos de ter Coogler que entretanto se dedicou a Black Panther, entrando em jogo Steven Caple Jr, um realizador da escola de Coogler mas que tem aqui a sua obra mais visivel. Denota-se menos assinatura e mais tarefa do que no primeiro filme. Principalmente nas sequencias de boxe existia espaço para mais.
No cast Jordan é Creed, e conquistou este espaço no primeiro filme, sendo que aqui tem o trabalho facilitado ja que o filme tambem nunca lhe exige muito mais do que a presença fisica. Stallone que este perto do oscar no filme anterior, aqui volta ao piloto automatico de uma personagem que imortalizou. No lado dos vilões nem Lundgren e principalmente Munteanu parecem em algum momento ter o lado frio que o primeiro conseguiu no quarto filme de Rocky

O melhor - Funciona como entertenimento

O pior - Ser claramente mais pequeno quando comparado com o primeiro filme

Avaliação - C+

No comments: