Sunday, September 30, 2018

The Padre

Por vezes não é facil para alguns actores a entrar numa idade mais avançada conseguir espaço em primeiras produçoes de hollywood tendo que acabar por marcar presença em filmes mais pequenos de baixo orçamento e muitas vezes servem de ancora para produtoras a procura do seu espaço. isto foi talvez o que se passou para vermos neste pequeno filme Nick Nolte e Tim Roth. Os resultados do filme foram indiferentes quer do ponto de vista comercial mas tambem do ponto de vista critico.
O filme e um misto de um filme sobre a emigraçao da america do sul para os EUA e a forma como tal e feita sem qualquer regra com um filme de bandidos e de gato e do rato com um ritmo ligeiro e alguma toada humoristica. O problema do filme e que o mesmo é demasiado simplista e os bons momentos de interação entre personagens nem sempre conseguem ser sublinhadas ao longo do filme, tornando-se num filme previsivel numa produçao mediocre.
Percebe-se desde o inicio que o filme nao nos vai dar muito sobre as personagens principalmente no que diz respeito a auto caracterizaçoes, ou seja que o filme nos vai dar imagens das personagens em dialogos e depois temos a sequencia de caça e nada mais, num final previsivel desde a primeira cena do filme.
Ou seja um limitado filme de baixo custo que tem um espirito irreverente o que por vezes em filmes de pequenas produtoras acaba por ser comum, numa mistura de estilos que acaba por nunca dar ao filme a sua roupagem clara. Mesmo assim sobra um ou outro momento de dialogo minimamente interessante num filme que vai ser completamente despercebido para a maioria.
Em termos de argumento o filme fala de um dois policias um americano e um mexicano que procuram por um criminoso que tera a sua guarda uma jovem com a ambiçao de chegar aos EUA para encontrar a sua familia.
O argumento na base narrativa e mediocre e pouco inovador, salva neste particular uma ou outra sequencia de dialogo, principalmente quando o filme liberta um pouco o seu lado mais humoristico mas mesmo assim longe de grandes aventuras.
Na realização Sobol e um jovem realizador que me surpreendeu pela positiva em The Art of Steal mas que aqui pese embora tente a mesma toada ligeira tem uma realização e um trabalho claramente mais inferior e que o pode conduzir para o anonimato pleno.
Em termos de cast parece-me obvio que se Roth estivesse ao seu melhor nivel nao teria feito este filme e isso e claro num papel recheado de maneirismos do actor e pouco interessante. AO seu lado Nolte tambem nos parece na parte final de uma carreira que nao soube envelhecer.

O melhor - Alguns dialogos

O pior - Um filme que sabemos como vai acabar no primeiro minuto

Avaliação - C

No comments: