Thursday, September 27, 2018

The Meg

Se existe algo obvio no cinema e um filme sobre um tubarão predador gigante ter como adversario o action hero Jason Statham numa grande produçao pensada para obter dinheiro facil. Os resultados criticos do filme foram a mediania de um filme com os pontos de blockbusters todos presentes sendo que em termos comerciais tendo em conta as expetativas iniciais este The Meg tornou-se numa surpresa positiva, demonstrando que Statham por vezes consegue ser rei das bilheteiras.
The Meg e um filme em todos os pontos obvio, por tudo isso parece claro que este e um filme marcante naquilo que pode ser a analise da falta de criatividade dos estudios que apostam em historias repetitivas com novas roupagens tecnicas. E aqui se difere os dois primas de analise do filme, em termos de historia e mais do mesmo, igual a dezenas de filmes serie B sem historia, previsiveis e sem personagens.
POr outro lado do ponto de vista tecnico o filme tem impacto e sabe usar essa dimensao para ser facilmente proximo do espetador, e nisso nao temos que ter arte, temos sim que ter dinheiro para fazer as coisas bem em termos de efeitos especiais e o filme isso consegue.
Assim, The Meg e o tipico filme que sabemos todos os passos que vamos ver do inicio ao fim, nao tem espaço para riscos, e tudo parece ja ter sido visto, desde o violento e predador animal, proximo de tubarão ou mesmo a sempre igual personagem de Statham, com a curiosidade de neste filme pontapear o animal.
A historia fala de um grupo de estudiosos maritimos que apos soltarem um perigoso animal de grandes dimensoes do fundo do mar, vao tentar minorizar as consequencias do mesmo, tentando capturá-lo.
EM termos de argumento e novidade do mesmo o filme simplesmente nao existe, historia igual a muitas, personagens básicas e nas principais recheadas de cliche, um humor muito moderado e tudo pelo livro, num filme longe de grande qualidade narrativa.
 Na realizaçao deste blockbuster Turteltaub um experiente realizador que ja teve o seu melhor periodo tambem em filmes de grande bilheteira, que é um tarefeiro competente a gerir recursos e neste filme e apenas o seu papel.
No cast nada de relevante, Statham com a personagem tipica dele, que poderia ser retirada de qualquer um dos outros filmes e um naipe de secundarios que nao existe em termos de impacto que tem do filme.

O melhor - Os efeitos do monstro.

O pior - A falta de algum apontamento novo

Avaliação - C-

No comments: