Friday, September 14, 2018

Running for Grace

Desde sempre no cinema que o as dificuldades do amor entre classes foi um dos temas prediletos principalmente de um cinema de desgaste rapido e unicamente romantico que ao longo do tempo foi passando de grandes produçoes para algumas mais pequenas. Este pequeno filme encaixa-se mais no segundo grupo com avaliações criticas basicamente inexistentes comercialmente uma historia repetida tem tendencia a nao ser apelativa ainda para mais quando no cast ou pelo menos no duo romantico nao se encontra nenhuma figura de referência.
Sobre o filme podemos dizer que quase tudo no mesmo é obvio, seguindo uma tradiçao do pesado filme romantico de epoca, o filme acaba por ter todos os ingredientes repetidos de filmes romanticos que ao longo do tempo foram sendo referência sem a capacidade de em momento algum criar qualquer tipo de quimica no casal central ou de explorar qualquer dinamica de relaçoes, todo o filme acaba por ser um cliche enorme com alguns bons contextos paisagisticos.
Alias a falta de originalidade ou mesmo a falta de trabalho nas relações do filme tornam-no quase um absurdo em termos daquilo que o filme quer ser. Pois a força da relação central surge com apenas duas trocas de olhas os elementos dramaticos sao esperados e quase sempre mal representados, as alterações comportamentais do filme quase inexplicaveis. Por tudo isto este é o tipico filme com alguma capacidade produzida mas um argumento completamente ultrapassado e mais que isso mal elaborado.
Normalmente este é o caminho seguido ou por produtoras de segundo nivel ou por realizadores que a determinada altura tiveram algum mediatismo mas que nao conseguiram acompanhar o desenvolvimento do cinema no que diz respeito a forma e as historias que se querem contar. Para alem de uma falta de originalidade total, o filme recheado de lugares comuns já gastos a exaustão no cinema atual.
A historia fala de um jovem orfão que acaba por ser adotado por o medico de uma pequena cidade asiatica no pos guerra que acaba por se apaixonar pela filha do dono da cidade, num amor impossivel e numa tentativa de também ele seguir as pisadas profissionais do "pai".
Em termos de argumento o filme e uma repetiçao constante de lugares comuns, pouco ou nada trabalhada. E um filme que se resume a uma serie de cliches e nada mais não trabalhando as personagens e muito menos os dialogos, e aqui que reside quase todos os problemas do filme.
Na realização David L Cunningham é um realizador ja algo veterano mas que ainda não conseguiu minimo reconhecimento com os seus trabalhos. Aqui pese embora consiga alguns planos do espaço e paisagens bastante bonitas isso acaba por passar para segundo plano com uma historia completamente previsivel em todos os pontos.
No cast o filme dá o protagonismo a uma dupla de actores quase desconhecidos e o filme paga esse preço ja que falta carisma e dimensão a ambos principalmente a Olivia Rithcie, nos secundarios Dillon ainda consegue alguns momentos de relativo interesse já Caviezel tem dos papeis mais absurdos que me recordo nos ultimos momentos.

O melhor - As paisagens

O pior - A falta de sumo de um argumento que parece retirado de uma telenovela venezuelana

Avaliação - D

No comments: