Saturday, September 22, 2018

Sicario: Day of Soldado

Três anos depois do filme de Denis Villneuve sobre o narcotrafico ter sido um sucesso pleno pelo seu realismo, eis que surge a sua sequela de uma pertensa triologia sobre o combate aos quarteis de droga no Mexico. Com um cast que repete dois dos tres actores do primeiro filme mas lançado numa epoca comercialmente mais apelativa, este segundo filme foi claramente pior recebido pela critica com avaliaçoes bem mais medianas. COmercialmente nao sendo um filme de grande publico os resultados tambem foram eles medianos.
SObre o filme podemos dizer desde logo que esta longe a todos os niveis do primeiro filme, desde logo pela intensidade do filme e pelo lado duro do que nos trás, mas acima de tudo por ser uma autencica confusao de temas interligados que acaba por ser uma mistura que pouco proveito tras ao filme reduzindo-o a um filme de protaçao de alguem e pouco mais, o que para um filme que e uma sequela de um filme como Sicario acaba por ser claramente pouco.
Mesmo com a saida de Villneuve e obvio que o filme tem uma estetica muito propria e tem um duo de actores dos mais intensos que Hollywood tem neste momento, mas parece sempre que o filme nao consegue ter algo tao interessante como o debate moral do primeiro filme, acabando por ser obviamente mais reduzido no seu alcance para alem de sofrer dos problemas habituais de um filme ponte.
Ou seja quem gostou do primeiro SIcario ficara certamente defraudado com este segundo filme, principalmente porque os elementos que tornam o primeiro um bom filme acabam por nunca estar presente neste segundo filme, principalmente em termos de argumento e mais que isso em termos do que significa. Um filme de primeira linha tornou.-se num mediano filme sobre combate ao trafico de droga.
A historia segue as personagens masculinas do primeiro filme, e a forma como os mesmos se aliam novamente para tentar por termino ou melhor controlar a forma de funcionar dos dois maiores quarteis de narcotrafico, contudo apos um acontecimento inesperado vao ter de estar em polos opostos desta luta.
EM termos de argumento no tema, na base e mesmo na execuçao o filme esta longe do primeiro filme, acabando por esvaziar as personagens centrais tranformando-as em personagens simples de filmes simples.
Na realizaçao nunca sera facil substituir Villeneuve, pese embora Sollima seja um realizador com projetos interessantes e aperciados no mundo do crime. Aqui tem uma realizaçao que segue e bem o seu antecessor e em termos esteticos o filme nao fica danificado.
No cast Brolin e Del Toro repetem papeis, sendo que o segundo e mais exposto e é mais facil de gostar, ou nao estivessemos perante dois dos actores em melhor forma do momento. Pena e que ao contrario do primeiro filme, nao tenham acompanhamento.

O melhor - A forma como o filme consegue manter o rigor estetico.

O pior - A vulgaridade de um argumento muito diferente do primeiro filme

Avaliação - C

No comments: