Friday, September 07, 2018

Superfly

Cada vez mais a cultura atual as diferentes artes performativas se misturam sendo na essencia todas as industrias da arte algo geridas pelas mesmas pessoas. Com a influencia cada vez maior do Hip Hop e da cultura inerentes seria uma questao de tempo surgir filmes baseados em exclusivo nessa cultura. Este ano em pleno verao surgiu este pequeno filme que foi a sua demonstraçao mais clara. Criticamente o filme ficou-se por uma mediania sendo que comercialmente para um filme sem grandes estrelas ou figuras maiores podemos dizer que os resultados foram pelo menos consistentes.
Sobre o filme podemos dizer que se nao gosto de hip hop e nao ligom  particularmente a musica tambem nao iria nunca gostar da sua versao de cinema, principalmente porque o filme acaba por estar recheado sem algum sentido de alguns elementos como mulher objeto e dinheiro facilmente gasto, nao perdendo qualquer tempo em nos dar personagens, intriga ou uma historia consistente. Alias o filme ao longo do tempo vai introduzindo elementos novos sem grande sentido ou preocupaçao ja que me parece que para o filme e indiferente a sua historia por completo.
Por tudo isto e dificil nao ficar estupfacto pela negativa com o filme, de inicio ao fim e um filme que falha em todos os elementos principalmente os mais importantes, e uma historia que parece a determinados momentos ter o objetivo de ser uma comedia satirica sobre os seus pontos todos e que nunca o e na verdade e um filme que se quer levar a serio mas nunca o consegue.
Um dos piores filmes do ano, com a falta de elementos para alem de um video clip de um rapper e que se torna cada vez mais moda em hollywood esta entrada de rappers a fazer longas metragens que mais nao sao do que propaganda barata aquilo que é a sua forma de estar.
A historia e basicamente de um dealer que acaba por tentar fazer um ultimo trabalho que o coloca na riqueza maxima quando tem que lidar com um gang inimigo numa escalada total de violencia.
EM termos de argumento o filme podemos dizer que nao existe, nao tem personagens, as sequencias sao rapidas e ilogicas e a narrativa quase tambem ela inexistente para alem da rivalidade. POuco para um filme ainda para cima com distribuiçao wide.
Na realizaçao um total desconhecido vindo dos videoclips que teve aqui a oportunidade de fazer um video maior. Muito pouco de novo, pouca arte mas se a cultura permanecer tera certamente trabalho no futuro.
No cast nada de novo um conjunto de actores afro americanos alguns mais conhecidos que outros num filme sem personagens que nao exige muito dos seus actores e mesmo estes, principalmente o protagonista Trevor Jackson consegue nao funcionar

O melhor - A banda sonora para quem gosta de hip hop

O pior - A forma como o filme e apenas um video clip sem sentido

Avaliação -. D-

No comments: