Thursday, September 27, 2018

The First Purge

Eu confesso que no momento em que saiu o primeiro filme a ideia de base da saga parecia interessante e capaz de criar uma densidade psicologica forte e por isso funcionar como filme de terror. Depois de duas sequelas surge aqui a aparente prequela que tenta explicar como tudo funciona. Em termos criticos o filme conseguiu avaliações medianas que em termos de terror ate podemos assumir como relativamente positivo. Comercialmente a falta de primeiras figuras não alterou os bons resultados dos primeiros filmes e quem sabe garantiu proximos filmes com o mesmo tema.
A ideia de The Purge sempre me pareceu interessante e mais que isso perceber o inicio de tudo aquilo parecia o grande segredo do filme. Aqui em termos politicos e mais que isso em termos de ideologia o filme tem uma explicação natural, e os primeiros minutos de introduçao parece-me interessantes pelo menos para justificar toda a ideia, sendo que nesse apontamento o filme funciona.
O problema maior deste filme e a sua historia, aqui a luta de gangs o lado racial e mais que isso as personagens que são bons e maus acaba por nao ter qualquer força e a historia depois da explicação é claramente fraquinha não dando ao filme o impacto que um primeito filme em termos cronologicos deveria ter.
Em termos esteticos a escolha pelas lentes azuis ate funciona para dar algum impacto ao terror, num filme com uma abordagem mais comercial do terror do que propriamente de impacto perante o espetador, num filme que acaba por na sua fase sequente ser basico e abandonar a parte politica que ate me pareceu a mais bem conseguida do filme.
A historia fala do incio da ideia de The Purgue como uma forma de fazer politica numa ilha marcada pelos problemas sociais e economicos, que vai conduzir a criaçao de uma melicia de defesa daquele espaço.
Em termos de argumento o filme tem dois pontos o primeiro a forma como nos da o nascimento da ideia, satisfatoria e a sua execução como filme individual, claramente mediocre em personagens e argumentos,.
Para este capitulo de The Purge a realização ficou a cargo de Gerard McMurray um desconhecido que esteve na produção de Fruitvale Station e pouco mais, tem um trabalho mediano, que nao condiciona o impacto do filme no espetador, mas esta longe de ser artistico.
No cast pouco ou ninguem conhecido acaba por nao dar força a personagens já de si pouco desenvolvidas e nisso o filme acaba por sofrer mais que os seus anteriores, principalmente o primeiro.

O melhor - A explicação politica para o inicio

O pior - A historia deste filme em si, muito mediocre

Avaliação - C-

No comments: