Saturday, May 27, 2017

The Shack

Com cada vez mais a existirem filmes sobre a religião e a importância da mesma seria obvio que alguns estudios de media dimensão apostassem forte nesta dimensão que volta a ganhar mais interesse artistico. Agora com figuras mais conhecidas surgiu este filme sobre fe que acabou por se tornar num dos mais rentaveis do genero muito por culpa do aproveitamente da epoca da pascoa e pela presença de atores mais conhecidos. Em termos de resultados criticos o filme ficou muito aquem da mediania com avaliações essencialmente negativas. Por sua vez em termos comericias o filme teve um desempenho bem melhor com resultados consistentes.
Sobre o filme, é sempre dificil um ateu analisar de uma forma fria um filme sobre fe e religião, dai que é facil para mim encontrar defeitos num filme que os tem. Principalmente porque tira o filme desde logo num plano de logica, e que um filme de autoconhecimento e redençao de uma personagem deveria ser mais pequeno para não ser tao sonolento como este que tem dificuldades de logica inerentes a temática mas mais que isso dificuldades de ritmo.
Mas os problemas do filme não ficam por aqui, ao tratar se de um filme de sofrimento e mais que isso um filme de luta, a forma como simplifica as questoes so com base na fe parece-nos completamente arriscado para os espetadores com historias semelhantes, que acabam certamente por não compreender os objetivos do filme.
Mesmo assim e tendo em conta os filmes sobre religiao e fe que vem sendo lançados baseado em historias simples com esse adereço, este e um filme mais arriscado levando a ação para uma realidade paralela de contacto entre seres, que poderá ter um lado mais artistico na abordagem mesmo que a essencia seja na plenitude a mesma.
O filme fala de um pai, que apos perder a filha dirige-se para uma cabana onde acaba por encontrar diferentes seres divinos e tenta encontrar uma explicação para o seu passado e uma forma de assimilar o presente tendo em vista um futuro diferente.
Em termos de argumento mesmo sendo em termos de conteudo muito mais arriscado que a maioria dos filmes da mesma tematica em termos de mensagem e sumo, é parecido. Estes filmes acabam por colocar de lado termos de logica ou não fosse um filme de fé.
Na realização Hazeldine tem mais risco na forma estetica com que constroi a cabana e os cenarios sequentes e na forma que isto significa. Nao sendo um trabalho de grande qualidade temos mais risco do que outros filmes do genero, pese embora penso que o mesmo nunca vai ser por si so potenciador de grandes carreiras.
No cast Worthington já teve mais destaque parecendo a sua carreira estar adormecida e colecionar filmes serie b como este, que nada lhe pede em termos de interpretação. Spencer tem normalmente carisma para personagens com uma dimensao intlectual e emocional maior daqui que cumpre bem o que lhe e pedido.

O melhor – Maior risco num filme de genero simples

O pior – A mensagem ser a mesma que outros filmes de religiao que estão na moda.


Avaliação - D+

No comments: