Tuesday, May 23, 2017

Before I Fall

Existe alguns filmes que mesmo com um conceito utilizado acabam por o reorganizar em contextos cinematograficos diferentes, muitas vezes baseado em livros conceituados e que acabam por eles proprios ser a publicidade do filme. Baseado no livro com o mesmo nome, esta foi uma das estreias de Março de 2017. Com quase nenhuma referência em termos de cast, o filme teve muitas dificuldades comerciais, com  resultados muito curtos principalmente para um filme que até conseguiu alguma distribuição. POr seu lado criticamente, avaliações medianas, o que para um filme totalmente de adolescentes e passado no liceu não se pode dizer que é um insucesso.
Sobre o filme, eu confesso que normalmente determinadas formulas como a repetição da cena ate ao sucesso, e algo já utilizado e em alguns filmes com sucesso, mas permite sempre que os filmes que adotam esta forma tenham um ritmo elevado, o que acaba por ser na maior parte das vertentes funcional na aproximaçao dos filmes ao publico. Aqui mesmo com muitos tiques de filme de adolescentes, esse ponto acaba por fazer com que a mensagem positiva seja ultrapassada, mesmo que com um pese dramatico demasiado intenso para um filme tao ligeiro.
Este e daqueles filmes que nao fosse a formula não habitual nos filmes semelhantes, seria daqueles filmes tao simples que dissolviam em muitos outros sobre as aventuras e desventuras de adolescentes no High School, com os cliches tipicos e situacionais que preenchem este tipo de filmes, sem grandes inovações. COntudo ao adoptar a estrategia do prender as personagens a um dia, acaba por em termos de mensagem ser mais sublinhada.
Mesmo assim parece-nos um filme que se vê de uma forma facil, com uma mensagem positiva, mas longe de ser um filme significativo em qualquer avaliação. Tudo acaba por ser demasiado simplista e previsivel, e em termos de abordagem poderia e deveria existir algum maior risco mesmo no uso da formula, que parece apenas utilizada sem qualquer tipo de tempero.
A historia fala de um conjunto de amigas, que no dia de uma festa, acabam por ter um acidente de carro, o que faz com que uma delas regresse frequentemente a essa manhã no sentido de tentar impedir que tempo regresse.
No que diz respeito ao argumento podemos valorizar o facto da adaptaçao desta formula a um filme sao simples e tao adolescente como este, mesmo que em termos claros nao seja um filme com muito conteudo ou inovação, sendo sempre um filme simples, previsivel com uma mensagem positiva.
Na realização Ry Russo Young e completamente desconhecida, pese embora ja tenha ganho alguns premios menores em filmes menos conceituados. Aqui tem uma realização simplista, arriscada mais na formula narrativa do que visual.
Por fim em termos de cast, um conjunto de jovens com mais ou menos conceito, sendo o protagonismo dado a Zoey Deutch uma atriz em ascensão com um papel tipico de alguem da sua idade, sem grande dificuldade, mas numa atriz que ja demonstrou alguns recursos dramaticos e comicos, a seguir com atençao no futuro.

O melhor - A formula a um género pouco comum.

O pior - Apenas inovar neste ponto

Avaliação - C

No comments: