Saturday, May 13, 2017

The Fate and Furious

Dezasseis anos depois e oito anos de muitas mudanças, avanços e retrocessos regressa aqui o oitavo capitulo de uma das mais famosas saga do cinema, que junta acção, mulheres e carros no cocktail perfeito, que parece nada derrubar, nem mesmo a morte de um dos protagonistas, que acabou por dar ao filme o carisma emocional que lhe faltava. Por isso não é de surpreender que este novo filme, mediano em termos criticos como a maioria dos filmes da saga se tenha tornado de forma instantanea um sucesso comercial tremendo fazendo desde já prever a continuidade proxima.
Eu confesso não ser adepto deste franchising, parece-me sempre um simples filme de acção, com argumentos basicos e cheios de cliche e frases soltas, cujo unico sentido são sequencias interminaveis de acção envolvendo carros e uniao entre personagens. O unico filme que diferenciou-se um pouco deste ponto foi o quinto, aquele que revitalizou a saga, mas novamente voltou-se a sequencias ocas, de filmes pouco potenciados e de narrativas basicas, ou seja contexto apenas para destruição de carros e efeitos especiais.
Algo que não gosto na saga e que este filme acaba novamente por trazer e a constante mudança de lado das personagens que acabam por lhe retirar qualquer coerencia as mesmas, mas mais que isso também acaba por não funcionar na coerencia do filme em si, que parece desistir do argumento já de si completamente basico para fazer tornar a equipa de actores mais fortes, um pouco proximo daquilo que Stallone fex com os Mercenarios. Em termos de novidade muito pouco, vingança, acção, uma vilã muito pouco trabalhada que resiste apenas pela escolha de Theron, e muitos milhoes no bolso, ou não fosse a escolha preferida daqueles que uma vez por ano vão ao cinema.
Parece-me contudo que o unico ponto onde a saga pode continuar se trata no lado da espetacularidade das sequencias e ai sendo um dos filmes maiores de grande estudio as sequencias de acção funcionam, em tudo o resto o vazio de ideias que já vem dos ultimos filmes, e que dificilmente sera alterado.
A historia Dominic acaba por ter de ajudar uma terrorista informatica a ter na sua posse armas, de forma a tentar salvar a vida do seu filho. Isto faz com que tenha que ir contra a sua equipa, ou melhor familia.
Em termos de argumento nada de novo, a tipica historia de filmes de acção simples, um humor a cargo de uma unica personagem e mesmo esse nem sempre totalmente funcional, nenhum risco e nenhuma alteração substantiva ao que já tinha sido visto, ou seja podemos facilmente dizer que isto e como levantar dinheiro de uma conta recheada.
Em termos de realizaçao sempre pensei que a escolha de Gary Gray depois de Straight Outta Compton podesse dar ao filme mais identidade na realização, mas acaba por termos aqui mais do mesmo, ou seja o tipico filme de um qualquer tarefeiro, parece-me um passo atras de um realizador que já teve outros voos.
No cast, o grosso do cast sao personagens repetidas e por isso ligadas aos seus interpretes, nas novidades Theron num papel com pouco carisma mesmo para uma vila de um filme mediatico, penso que a sua personagem e pouco trabalhada e pouco intensa. Um filme de acção com Diesel, Statham e The Rock, funciona sempre bem nos elementos base.

O melhor – A nivel tecnico e um filme arrojado

O pior – A incapacidade de arriscar num guião pelo menos mais maduro


Avaliação - C-

No comments: