
Sobre o filme, se existe genero que se torna facilmente apelativo em termos comerciais, é o de confrontos de estilo, ou seja o tipo de filmes que coloca em choque os polos, seja eles em que dimensão for. E nisso o filme com uma estrutura simples e com poucas preocupçaões de logica ou de mensagem acaba por ir decorrendo de forma fácil, com um humor muitas vezes fisico e incorreto, que ora funciona ora cai no absurdo exagerado.
Ou seja como a maior parte dos filmes com esta estrutura o seu desempenho esta muito dependente da forma como o humor do filme acaba ou não por funcionar junto do publico. E nisto parece-me que o resultado é demasiado misto, por um lado nem sempre o humor demasiado fisico torna-se engraçado, por outro lado o humor mais rude, mais sexualizado acaba por funcionar melhor, mesmo que esteja na maior parte das vezes a cargo de uma unica personagem e que essa esteja longe de ser protagonista do que vemos.
Ou seja um cinema juvenil, sem grandes preocupações de maturidade, de mensagem ou de lógica, com um objetivo claro comercial, e fazer render o estilo de dois protagonistas de estilos diferentes. Este genero acaba por ser cada vez mais comum, num cinema desprendido com o unico objetivo de colecionar dolares, o que ate acabou por nao ser o caso deste filme.
O filme fala de um professor frouxo, sem grande identidade que com receio de perder o emprego assiste a uma tentativa de agressao por parte de um professor mais duro, acabando por o denunciar, acabando de imediato por se ver envolvido numa luta com tal professor marcada para o final das aulas, e que em face das diferenças de atitude acabam por lhe provocar um receio abismal que conduz a que tudo faça para a luta não ocorrer.
Em termos de base da historia e mensagem é claramente um filme limitado, um filme de consumo rápido, sem grande envolvimento narrativo, ou grande originalidade. No que diz respeito ao humor utilizado é um filme mais dual contraponto um humor sexualizado que funciona em alguns momentos, e um humor fisico que se traduz menos capaz.
Na realização Richie Keen tem aqui o seu trabalho mais mediatico depois de uma carreira mais baseada na televisão. O trabalho é simples, com movimento e ritmo o que não deixa o filme adormecer, mas sem grandes toques de autoria no resto do filme.
No cast Charlie Day e Ice Cube como a maioria dos actores comedia repetem constantemente o esteriotipo de ambos como actores e comediantes. Numa contrposição de estilos funcionam melhor em conjunto do que separados, num filme com pouco mais que estas definições gerais.
O melhor - Alguns apontamentos de humor
O pior - A falta de uma mensagem diretiva e significativa
Avaliação - C
No comments:
Post a Comment