Sunday, May 14, 2017

King Arthur: Legend of Sword

Nos ultimos tempos Guy Ritchie tem passado do cinema independente britanico para adaptaçoes com cunho de autor de algumas das figuras maiores da literatura britanica. Depois do sucesso de Sherlock Holmes, surge agora um projeto que visa colocar todos os cavaleiros da tabua redonda no ecrã, começando pelo mais conhecido ou seja Rei Artur e a sua Excalibur. Pese embora a ambição deste projeto criticamente as coisas não foram brilhantes para o realizador com as avaliações a serem medianas quase negativas, e as primeiras notas comerciais a demonstrarem que este filme esta longe do sucesso que a industria vaticinava.
Sobre o filme, se existe ponto indiscutivel no filme é a assinatura de Ritchie como autor do mesmo, a forma da narrativa, com relatos fragmentados de historia e adaptaçoes muito utilizada pelo realizador no seu cinema de base esta bem presente no filme e acaba por ser o cunho do artista. Contudo parece nos que esta opção num filme de grandes massas e de ação como este não é a mais eficaz, porque acaba por tirar ritmo e objetividade a um filme que na base tem que ter estes pontos, tira-lhe alguma universalidade para o tornar numa adaptação Guy Ritchie que os adeptos do realizador vao aceitar embora o resto da historia não seja o seu terreno, os restantes vao achar estranho.
Em termos de produçao o filme tem mestria na forma com que as sequencias de ação sao realizadas, com realismo com originalidade, denotando-se a clara diferença do filme realizado por um tarefeiro de hollywood com a roupagem que aqui temos. E uma abordagem diferenciada na forma de transmitir as imagens que diferencia pelo menos na forma o filme de outros grandes blockbusters deste ano.
Ou seja um filme estranho parece-me obvio que pelo menos neste registo Ritchie não encaixa perfeitamente pelo menos em termos narrativos com o que um filme de ação, paranormal, e de epoca necessita, o resultado e estranho com apontamentos de autor de qualidade mas na base um objeto muitas vezes pouco coerente.
A historia fala na vida do Rei Artur na forma como acaba a ser criado num bordel e a sua descoberta como herdeiro de um trono que lhe foi roubado e a tentativa de voltar a conquistar o que é seu por direito e determinado pela mitica espada excalibur.
Em termos de argumento temos a base da historia conhecida que em face da sua dimensao e dificil de alterar, e temos uma abordagem ritchiana na forma de a contar, que na minha opiniao não funciona, tornando a objetividade da historia muito confusa. Melhor Ritchie na forma como caracteriza as suas personagens com a rebeldia caracteristica dos seus filmes.
Ritchie e um bom realizador, com muitas capacidades e variado, que tem assinatura propria. Muitas vezes parece e tentar abordar projetos pouco condizentes com o seu estilo de cinema e torna-los obras pouco coesas como e o caso desta. Isto fez com que o realizador acabe por ficar longe do seu colaborador Matthew Vaugh muito mais certeiro em filmes para todo o publico.
No cast penso que o filme fez boas escolhas Hunnam parece-me um realizador com faculdades, que consegue conciliar a disponibilidade fisica com carisma e sentido de humor, bem como Law parece em boa forma neste momento quer seja para protagonista quer para vilão.

O melhor – A realização de Ritchie tem bons momentos.

O pior – A narração dos factos versão ritchie não encaixa num filme de epoca de ação


Avaliação - C

No comments: