Saturday, November 23, 2013

The Counselor

Desde que este projecto foi anunciado que os maiores experts do mundo do cinema o apresentaram de imediato como um serio candidato aos galardões ou não reuni-se um argumentista ja premiado, um dos mais experientes e assertivos realizadores de Hollywood e acima de tudo um cast de primeira linha como pouco projectos conseguem reunir. Dai que quando as primeiras criticas do filme tiveram luz o mundo do cinema ficou chocado pela mistura das mesmas por o filme ter ficado longe da unanimidade, e acima de tudo por ter tão cedo ficado arredado dos premios. A isto juntou-se uma carreira comercial muito desoladora que transformou facilmente este filme num dos floops deste ano.
SObre o filme podemos dizer que como um todo não funciona, e em momento algum consegue funcionar, ser coeso ou dar uma intriga solida ao espectador, que se encontra um pouco perdido ao longo das cenas onde os bons dialogos existem, mesmo as sequencias são bem criadas mas a cola de tudo isso parece ou não existir, ou mais que isso parece ser muito pouco solida, deixando um filme completamente retalhado com um centro comum pouco ou mesmo nada forte.
Estas falhas muito fortes ligadas a expectativa criada dá-nos uma clara desilusão em todos os aspectos, na intensidade, na riqueza do guião principalmente como um todo, num puzzle de personagens que nunca se encaixa e mais que isso apenas parece ficar a moral avançada e directa que o filme assume como um dever moral perante as suas personagens.
Muito pouco para um filme com tanta e mais que isso tão rica mão de obra, percebe-se que o talento esta lá em todos os segmentos mas nunca o consegue aproveitar o filme sabe sempre a muito pouco, e parece sempre mais um conjunto de sctches mesmo estes sem grande logica do que propriamente um filme em si.
A historia fala de um advogado que em busca do el dorado se intrumete num esquema de trafico de droga, contudo quando o que estava arquitectado acaba por sofrer um reves as diferentes personagens envolvidas vão ter que pensar na forma de sobreviver a furia de quem ficou sem tudo.
O argumento e de longe o ponto mais fragil do filme, o que e estranho sendo de um autor que tão e justamente premios mereceu em No Coutry for Old Man, aqui tem bons dialogos e algumas ricas personagens mas falha no mais basico de um filme no seu corpo.
A realizaçao a cargo de Scott nao e das mais vistosas do realizador quase sempre demasiado proximo ao estilo do seu irmão Tony, parece que algumas das suas maiores virtudes nao comparecem no filme, esperemos que para o ano esteja melhor no seu aguardado Exodus.
Por fim o cast liderado por Fassebender com um bom papel, convincente parece escolha acertada intenso num misto de carisma e intensidade dramatica demonstra o porque de ser tao requisitado, ao seu lado quase mais ninguem brilha Cruz e Bardem longe do que os ja vimos fazer, Diaz longe do que o melhor papel do filme exige e Pitt apenas para das nome ao filme.

O melhor - Alguns dialogos soltos

O pior - A falta de um corpo narrativo interessante


Avaliação - C

No comments: