Saturday, November 16, 2013

Best Man Down

Existe um tema que nos ultimos anos tem conseguido ganhar um especial espaço no cinema actual, sem que muitas vezes tenhamos essa percepção esse tema é a morte. Pois bem com mais ou menos meios os filmes tem sido lançados em grande dose, e entre esses este pequeno drama, sem grandes figuras que estreou quase silenciosamente nas poucas salas americanas e que nada conseguiu de renome ja que criticamente as avaliações foram essencialmente negativas e por sua vez comercialmente nunca teve espaço para qualquer tipo de destaque.
SObre o filme podemos dizer que a primeira meia hora é uma autentica enciclopedia de como não fazer cinema, desde logo porque dificilmente conseguimos perceber o que o filme realmente é, ou melhor vai, ser ou seja se uma comedia ritmada ou um drama cinzento. Por sua vez a apresentação das personagens e nos efectuada com um paralelismo excessivo que nos faz quase desligar uma das partes do filme. Contudo a partir da sua definiçao como drama o filme recupera um pouco da pouca qualidade inicial, e torna-se um drama emocional com alguns pontos executados.
O paralelismo inicialmente pouco perceptivel torna-se a força do filme se bem que parece cortado, ou seja desde o momento em que as historias se entreligam o filme ganha força contudo parece é nunca conseguir recuperar o folego inicialmente perdido tornando o filme pouco mais que mediano, neste segmento, principalmente porque parece sempre um filme mais preocupado em esconder do que a desvendar as suas personagens.
E com estes defices perde-se um filme que poderia ter outro valor, principalmente porque quando se tornam experiencias os filmes muitas vezes não simplificam e o caso desde filme e uma tentativa de tornar uma historia simples num exercicio de cinema retorico que nao funciona, e quando deixa este ponto o filme esta longe de conseguir recuperar.
A historia fala de um casal recem casado que não vai de lua de mel porque o padrinho de casamento morre na noite apos o casamento e tenta encontrar as pessoas que este se relacionava para lhe dar o funeral digno entre eles uma suposta namorada distante.
O argumento tem pontos positivos e vai do baixo para cima, e isso muitas vezes funciona na analise final que se tem da historia, contudo aqui parece que o nivel que inicia e demasiado baixo e neste ponto as personagens os dialogos e a historia parecem sempre demasiado presas ao que começa.
A realização a cargo de um iniciante e simples pouca ambição, pouco risco mas o certo e que o filme na sua simplicidade não necessta de mais. Nao e com este filme que ganhara qualquer espaço em hollywood mas tambem nunca sera um filme para definir ou terminar uma carreira.
por fim em termos de cast Long e um actor de segundo nivel principalmente em drama e aqui mostra isso, pouca força, pouco carisma parece sempre talhado para a comedia e por aqui pode-se muito bem perceber a indefiniçao inicial do filme, contudo quando Timlin agarra o filme e o protagonismo o filme ganha intensidade dramatica numa jovem actriz a seguir, pois parece versatil.

O melhor - O ascendente natural da historia

O pior - A pessimo inicio

Avaliação - C

No comments: