Sunday, November 10, 2013

Paranoia

Robert Luketic é daqueles realizadores que depois de um primeiro sucesso comercial e critico tem andado à procura de um genero em que se encaixe quer na comedia quer agora em thriller de espionagem contudo o resultado de Legalmente Loira nunca mais foi obtido e com esta paranoia as coisas não foram muito melhores com pessimos resultados comerciais impulsionados tambem por uns pessimos resultados criticos neste thriller do seculo 21.
Sobre o filme podemos dizer que espionagem junto com novas tecnologias e pelo menos um filme actual, contudo no resto e pese embora os jogos do gato e do rato que o filme quer traduzir o certo e que o filme torna-se sempre demasiado previsivel, mesmo nos twists, e assim o filme pese embora consiga em alguns momentos intensidade num genero forte a forma como tudo se torna perceptivel acaba por lhe fazer perder alguma qualidade.
Mesmo assim e daqueles filmes que nao percebemos o facto de uma critica tao negativa, podemos dizer que nao e daqueles filmes que tras muito de novo ao cinema mas por outro lado tambem nao e daqueles filmes que acaba por ser nefasto e com os defeitos à tona, sendo sim um filme facil de ver, num thriller policial ou de espionagem de qualidade mediana.
A grande vantagem do filme e mesmo a luta pela tecnologia e a actualidade de um tema que anda em voga quando os programadores de telemovel lutam todos os dias pela evoluçao por estarem um passo a frente de todos os outros e nada melhor de que um filme sobre isso mesmo pelo menos para por o tema na ordem da 7 arte.
O filme fala de um jovem ambicioso que e contratado por uma empresa para se infiltrar na sua maior concorrente e assim desvendar os segredos no novo smart phone, contudo aqui o jovem vai ser bem integrado e comçam a surgir os dilemas morais.
O argumento não é uma força da natureza pese embora a actualidade do tema, trata-o com de um filme para adolescentes se tratasse e exagera nos mecanismos e isso faz que nao seja um filme de grandes personagens nem tao pouco de grande desenvolvimento narrativo, em termos de dialogos sobram as frases feitas referidas pela personagem de Gary Oldman.
Luketic nao e um mago da realizaçao e isso tem conduzido a que tenha dificuldade em definir-se como realizador neste filme mais uma vez demonstra que nem sempre sabe o que quer transmitir, mesmo assim parece-nos o trabalho menos presunçoso do realizador.
Em cast o filme falha na escolha de Hemsworth mais conhecido por alguma figura fora do ecra do que pela sua qualidade enquanto actor denota aqui todas as limitações que são mais vincadas quando compartilha palco com actores como Oldman um poço de qualidade mesmo quando as personagens sao limitadas, do outro lado Ford que mais uma vez deixa perceber que poderia ter uma carreira bem mais dinamica se fosse mais vezes vilao.

O melhor - A actualidade do tema.

O pior - Hemsworth

Avaliação - C+

No comments: