Saturday, November 23, 2013

Charlie Countryman

Shia Labouf é daqueles actores que surgiu num apice sem muita gente perceber bem de onde, chegou ao topo principalmente comercial e desde então desapareceu quer em termos comerciais mas tambem no numero de filmes. Este ano surgia neste filme num registo mais de autor, antes da sua apariçao no novo desvaneio de Von Trier, que demonstra bem a tentativa de mudança de plano do actor. O resultado contudo neste filme foi totalmente frustrante, desde logo porque as ambiçoes comerciais do filme pela sua dureza não podia ser muitas e pior que isso criticamente o filme foi massacrado, com avaliações muito duras e negativas para o filme.
Sobre o filme podemos dizer que ele começa bem num registo indie mas com muitos toques de humor, o filme tem uma premissa na primeira meia hora interessante, pricinpalmente nos dialogos da personagem central com quem vai morrendo. Contudo o filme não aguenta este bom inicio e torna-se num policial com pouca intensidade com romance à mistura na nada agradavel abordagem à cidade de bucareste, sempre olhada pelo seu pior prisma.
Ou seja a luminusidade natural da primeira meia hora desaparece e temos sim um filme violento sem grande densidade narrativa, quase sempre obvio e pouco mais, perde espaço para os dialogos para um cunho proprio, sendo no final apenas mais um filme de sobrevivencia junto dos temiveis membros da mafia romena, talvez o cartão de visita mais abordado da cidade.
Mesmo em termos da relação amorosa tambem trabalhada e com relevo no filme fica obviamente a ideia de que poderia ter sido muito mais feito, os minutos são sempre algo ambiguos assim como as proprias personagens mais preocupadas na sua diferença do que propriamente naquilo que enquanto relaçao a mesma poderia trazer.
à historia fala de um jovem que apos a morte da sua mãe e de uma suposta conversa com a alma desta é lhe sugerido ir para Bucareste, aqui conhece a filha do seu parceiro de voo que entretanto morre e fica apaixonado contudo a mesma encontra-se envolvida num esquema que tem como base dois dos mais temiveis membros da mafia romena.
O argumento tem dois pontos completamente distintos trabalhados e com resultados completamente diferentes se inicialmente o argumento parece inteligente, nos dialogos iniciais essa premissa rapidamente se perde para ação pura, e muitas vezes demasiado vazia.
A realização tem bons momentos, nota-se que na estreia de um realizador de video clips a musica é essencial na caracterização das sequencias, tem alguns promenores interessantes e a influencia de Danny Boyle esta lá veremos a evolução para estreia sai com suficiente.
O cast liderado por um alterado Labouf que tem um registo interessante, se bem que menos cativante comercialmente, ou seja parece que é daqueles actores que precisa de encontrar o meio termo ja que este seu lado mais negro peca por ser demasiado fragil fisicamente na interpretação fisica de situações pelo menos com naturalidade. AO seu lado Wood muito presente este ano mas em clara desaceleração de carreira e o carisma de Mikelsen um actor que está talhado para viloes no minimo perigosos.

O melhor - Os primeiros vinte minutos de filme.

O pior -Não terem seguimento em termos da riqueda dos dialogos.


Avaliação - C

No comments: