Friday, November 29, 2013

Closed Circuit

Filmes sobre espionagem são normalmente lançados com alguma periocidade principalmente nas fases mais suaves do ano competetivo e comercial. Em Agosto e em poucas salas de cinema norte americana saiu este muito british Closed Circuit com resultados longe do esperado principalmente em termos comerciais onde a pouca divulgação do filme o transformou numa presa fácil, aliado por uma recepcão critica tambem ela longe daquilo que o filme realmente poderia valer.~
Sobre o filme podemos dizer que um dos generos mais dificeis de ser eficazes e esta mistura de espionagem e acção porque acima de tudo o nivel de exigencia e comparação é elevado. Por isso pensamos que est6amos perante um filme claramente menor em todos os sentidos do genero, desde logo porque a sua consistencia está muito aquem do exigido e nunca tem o ritmo a intriga necessária para potenciar o filme para uma outra valorização, dai que a sensação do espectador mais que um filme pouco agradavel e que nunca entramos verdadeiramente em conjugação com aquilo que o filme nos tem para dar.
Outro dos problemas do filme é a antipatia natural de todas as personagens ficamos sempre com a sensação que todas estão no lado errado da questao e isso e preocupante principalmente porque nos parece que este ponto nunca é um objectivo central do filme e que apenas o ocorre porque estas nao sao caracterizadas, ou mais, explicadas como deveriam de ser
Por isso surge-nos um filme lento, que pese embora a curta duração é muitas vezes demasiado pastoso, pouco interessante ou empolgante que talvez por isso não tenha conseguido grande recepçao em nenhum dos pontos e nem o selo do espião um filme em muitos pontos semelhante consegue dar intensidade ou alguma expectativa a quem o ve.
A historia fala de dois advogados contratados para defender ou melhor desvendar o que esteve por trás de um atentado bombista contudo vão perceber que não são mais do que peões numa intriga de um nivel bem mais elevada.
O argumento e pouco coeso, demasiado racional, mas sem rasgo de novidade que muitas vezes se torna necessário neste tipo de filmes, por isso parece-nos um autentico marasmo em termos de dialogo, evolução narrativa e pior que isso dialogos.
A realização também parece gastar todos os creditos na sequencia de abertura depois disso entra em piloto automatico sem qualquer tipo de ponto que possa ser interessante ou merecer destaque dum realizador com um longo caminho pela frente.
Por fim um cast demasiado preso a personagens muito cinzentas Bana esta longe do que já mostrou em termos de carreira Hall nunca confirmou o que prometera, salva-sew Broadbent sempre num registo intenso, mas insuficiente para alterar o rumo do filme.

O melhor - A sequencia incial.

O pior - A pouca chama do filme

Avaliação - D+

No comments: