Tuesday, November 05, 2013

A Perfect Man

Existe filmes pequenos com actores minimamente conhecidos que estreiam e são lançados silenciosamente no cinema Norte Americano mas que os europeus quase nunca tem conhecimento mesmo que neste caso toda a ação se passe em plena europa, mais concretamente em Amesterdão. Os resultados deste filme foram desastrosos em todos os sentidos criticamente, e mais que isso comercialmente onde quase não existiu divulgação de um filme independente mas que pelas suas figuras tinha obrigação de fazer bem mais.
Sobre o filme podemos dizer que temos uma telenovela com Amesterdão pelo fundo, e que mais que um filme com uma grande historia, que não é, e um cartão de visita a uma cidade tão peculiar como Amesterdão e que por aqui o filme ganha um valor superior aquele que realmente poderia ter se a acção tivesse lugar numa outra cidade.
Sobre o filme podemos dizer que para o estilo e simplicidade do seu objectivo estamos perante um filme emocionalmente intenso de relações fortes mas que nem sempre consegue jogar para si toda a racionalidade para ser um filme de um nivel completamente diferente. Contudo tendo em conta o que aqui temos pensamos que por vezes filmes com muito menos qualidade conseguem resultados bem diferentes deste.
A sua principal dificuldade e uma dictomia sentimental que não só esta presente na personagem central do filme mas esta presente na forma pouco decidida com que o filme vai evoluindo e neste particula um pouco mais de decisao poderia conduzir o filme para um patamar ligeiramente superior, ou mesmo para uma maior densiade que ultrapassasse a simples telenovela.
Ou seja um filme facil de ver, com um ritmo interessante emocionalmente intenso, mas que por vezes não consegue vencer no promenor naquilo que o torna realmente diferenciador, mesmo assim merece a atenção que a distribuição norte americana e até agora europeia não lhe deu.
A historia fala da forma como dois elementos de um casal acabam por abordar a separação numa terra distante, e da forma com que estes lutam ou não pela forma como a relação se criou ou como ela quebrou.
O argumento pese embora seja recheado em exagero de cliches consegue a intensidade emocional exigida com simplicidade, não é um filme de grandes personagens ou mesmo dialogos mas cumpre aquilo que se proporciona.
Nao e na realização que o filme ganha dimensao, na estreia em grande ecra de uma veterana directora de fotografia, neste filme tem a seu dispor algo tão grande como Amesterdao mas parece que mesmo com a sua presença nao consegue aproveitar a riqueza de tão belo contexto.
Em termos de cast Schreiber e um bom actor melhor do que aquilo que o filme pede, e é algo triste o ver por projectos menos ambiciosos aqui mostra mais uma vez a intensidade e a sua versativilidade conjugando bem como a simplicidade de Tripplehorn

O melhor - A forma simples de uma historia complexa.

O pior - Exagerados cliches.

Avaliação - C+

No comments: