Sunday, December 23, 2012

Wreck It Ralph

É conhecido que nos ultimos dois anos o cinema de animação tornou-se algo repetitivo apenas alterando o mundo em que os filme se contextualizavam sem grandes diferenças tiques ou rasgos creativos. Para este Natal e das mãos da Disney saiu um filme que apostava em pelo menos trazer bastante originalidade no mundo dos jogos Arcade saiu este Wreck it Ralph de forma a combater os guardiões do lado da dreamworks. Em termos criticos este filme da disney ganhou não so a competição invididual como se tornou num dos melhores filmes de animaçao do ano, concorrendo directamente ao oscar da categoria, comercialmente ate ao momento conquistou em grande escala nos EUA mas em temos do resto do mundo acabou por perder o que conduz a um empate nestes termos.
Desde logo podemos dizer numa avaliação simples que este Ralph não é só o mais original filme de animação dos ultimos anos, como tambem um dos com mais qualidade apostado em nos dar uma realidade que tanto fantasiamos e que a Disney neste filme tão bem nos consegue dar, o filme dentro do jogo, um mundo inteiro que muitas vezes pensamos mas que aqui é representado e nessa capacidade de ler desejos desde logo tem que se aplaudir a opçao dificil mas bem concretizada da disney
Mesmo em termos de filme estamos perante um dos argumentos originais, mas ao mesmo tempo com a pureza e suavidade que a DIsney nos seus filmes de estudio nos costuma dar, consegue integrar-nos na narrativa com riqueza particular e moral dos seus filmes mais intensos, e certo que não tem o caracter adulto de alguns dos seus filmes pricipalmente as megas produçoes da Pixar, mas neste caso tem tudo o resto que disfarça estas pequenas limitações.
Ou seja estamos perante um filme que é intenso em si, emocionalmente interssante, mas ao mesmo tempo curioso conseguindo aspector interessantes e pormenores de relevo do primeiro ao ultimo minuto, capaz não so de entusiasmar os adeptos dos filmes de animaçao mas acima de tudo aqueles que como eu cresceram ligados aos video jogos.
A historia fala de Ralph um vilão de um jogo pouco acarinhado pelos seus colegas de jogo que acaba por tentar provar o seu valor noutro jogo, aqui surge, uma relação com uma pequena "bug" que tenta tambem ela ganhar posiçao no seu jogo de origem do qual se encontra afastado numa tirana monarquia.
O argumento e interessantissimo, a quantidade e aproveitamento de pormenores e algo nunca visto a qualquer esquina existe um, e acima de tudo tudo funciona e torna o filme proprio com qualidade, com personagens, humor e acima de tudo a capacidade de satisfazer quase tudo no espectador.
Em termos de produçao nao temos o melhor nivel na animaçao, mas isto acaba por ser interessante principalmente no revival dos movimentos arcade e nos sons que o filme vai transmitindo da força da realismo e sentido artisitico ao filme.
Tambem no cast de vozes o filme ganha a todos os outros em competiçao na animaçao deste ano Reilley e uma das melhores escolhas dos ultimos anos, e Silverman conjuga perfeitamente na irreverencia da sua personagem, tambem aqui a escolha mais que acertada, dando uma vida e intensidade propria ao filme.

O melhor - O mundo dos video jogos, fascinante

O pior - A nivel moral não é tão profundo como ja observamos noutros filmes..

Avaliação - B+

No comments: