Friday, December 21, 2012

Life of Pi

É conhecida a forma de Ang Lee filmas ser proxima daquilo a que chamamos arte, contudo como todas as formas de arte em cinema quanto maior for o risco maior a probabilidade de gloria. Pois para este ano o realizador pegou numa historia conhecida no efeito 3D e quis fazer um filme sem grandes estrelas para alem de si proprio e testar a sua capacidade como realizador de um filme para o grande publico que não descuida a critica. O resultado e positivo principalmente em termos criticos onde o filme foi muito bem recebido conseguindo nomeaçoes ate ao momento para os premior mais importantes, comercialmente pese embora não seja um sucesso sem precedentes tornou-se facilmente rentavel com resultados consistentes.
Life os Pi é um filme epico quase biblico na forma como nos trás a sua personagem, contudo quando estamos num filme que o seu fundamente é questionar ou mesmo explicar o fenomeno da religião em si o caracter biblico perde todo contexto. Life of Pi e um filme com diversas partes, todas elas efectuadas com um prefecionismo impressioante e acabam por dar um filme impressionante a diversos niveis. A parte inicial onde a personagem é apresentada dá-nos o curioso o humor o sentimento o espontaneo, esse ponto é muito forte no filme, com toques a lembrar o melhor de Big Fish onde percebemos que o Pi é diferente. O unico senão deste ponto é que depois o filme vai perdendo esta ironia em forma de humor, para dar parte ao segundo plano mais de acção mais de sobrevivência onde o filme se torna mais estetico mais ritmado, mais de imagens e menos de historia, mas neste momento o filme é deslumbrante, mesmo só com dois elementos vivos o filme tem momentos de contagio e de nos fazer demonstrar que o 3d tem magia em si.
Na parte final a capacidade de um filme grande intenso epico arriscar surpreender o espectador e isso torna-o o toque de midas do filme, não só em termos narrativos mas no valor metaforico interessante, actual e imponente que o filme adquire.
O filme fala de um filho de um dono de jardim zoologico que quando tenta emigrar com a sua familia e animais, acaba por naufragar tendo de sobreviver no alto mar so com a companhia de um tigre bastante feroz, lutando pela dupla sobrevivencia.
O argumento é forte, imponente arriscado, coeso, na parte inicial e mais complicada para o filme sustenta todo o filme restante e tem os melhores momentos em termos de dialogos que depois acabamos por sentir falta no restante, mas o desenvolvimento do filme conduz a isso, sabe diferenciar partes e arrisca numa conclusão que assume um valor metaforico filosofico imponente.
A realizaçao de Ang Lee é uma das mais fortes do ano, soube como poucos até hoje tornar o 3D um espectaculo dentro de um filme ja de excelencia, consegue isso por diversas vertentes num filme com um gosto estetico impressionante, capacidade, meios e arte, uma realizaçao do melhor que foi visto ate hoje,.
Em termos de interpretaçao o filme é Surja Sharma, todo o filme é a sua disponibilidade emocional e fisica, mas é neste ponto que o filme poderia ter mais impacto o mau ingles do actor acaba por condicionar certas expressoes verbais, ja que em termos emocionais e fisicos não se podia pedir mais, para ficar na retina e quem sabe explorar.

O melhor - A realização e a coragem do guiao em todos os niveis.

O pior -O ingles do protagonista

Avaliação - A-

No comments: