Saturday, December 22, 2012

The Twilight Saga: Bracking Down Part II

Pois bem, uma das sagas mais rentaveis e mais pop dos ultimos dez anos marcou para 2012, o seu epilogo, ,muitas foram as delicias dos adolescentes com esta moda dos vampiros que rendeu muito dinheiro por todo o mundo. É certo que este icon da cultura adolescente cedo junto da critica não teve grande valor assim como o seu fim, com criticas desinteressantes e quase irrisorias, mas por outro lado comercialmente não exisitiu filme que não chegasse longe e conseguisse entrar facilmente nos tops de filmes mais rentaveis do ano.
The Twilight Saga pode ser considerado na minha opinião como uma da sagas mais longas e com menos conteudo de que ha memoria, direi mesmo que apos a surpresa e digamos alguma originalidade do primeiro filme, tudo o resto foi um espetaculo deploravel de argumentos sem qualquer tipo de interesse, pouco ritmados, tendando oferecer complexidade a uma historia ja de si simples e sem espaço para evoluir, e isso, conduziu a que o seu final se torna-se em mais um episodio mediocre de um cinema de pouca qualidade pouco original e maduro.
Este filme esta na linha de um decrescimo de qualidade que foi sendo superior de filme para filme, as personagens tambem ela limitadas não tinham por evoluir e o filme mais não era do que manifestaçoes de amor e desamor entre elas com pequenos conflitos que no final, ou seja, nesta ultima saga já nada parece interessar. So se pode compreender o fanatismo em torno de uma saga tão limitada e com tão poucos elementos de interesse na forma pouco exigente que o jovens de hoje em dia tem do cinema, de forma a tornar objectos como estes como filmes de referencia, será o dominio da novela no cinema, espero bem que não.
O problema da saga reside em quase todos os elementos que compoem um filme, com excepçao da realizaçao que conseguiu em todos os filmes ter bons planos elementos artisticos interessantes tudo o reste demonstrou sempre pouca qualidade, originalidade entre outros factores, o que para mim tornou esta saga apenas num objecto vazio de uma cultura pop, com poucos gosto pela setima arte.
A historia aqui é facil Edward e Bella tem uma filha que cresce rapido, surge a ideia que ciravam um mortal e os maus voltori ameaçam matar toda a gente, aqui necessitam de ajuda e juntam a familia toda, no fim, a pequena batalha, que demonstra que tudo ate se podia resolver com uma boa conversa.
O ridiculo do argumento acenta na forma satirica com que as palavras acima o argumentam para filme que envolvem tanta produçao e dinheiro o argumento a historia de base deveria ter sido mais forte, de forma a construir um objecto comercial e literario algo que nunca foi feito, resta saber se o problema eram dos livros que tiveram na origem do filme, ou o proprio filme nunca conseguiu perceber o que eram os livros.
Condom e um realizador que teve um inicio interessante mas penso que o facto de se ter envolvido nesta saga limitou a sua carreira, tornou-o invisivel com toda a força da saga em termos comerciais, para alem de que os filmes acabaram por nao ser bem aceites criticamente, podemos perceber alguma qualidade mas o fraco argumento disfarça os bons valores do filme.
Em termos de cast devemo-nos centrar nos tres papeis principais onde observamos três actores da moda, com muitas limitaçoes interpretativas que graças a este filme ganharam notoriedade e filmes ao longo da sua vida. Pattinson é limitado, ja demonstrou evoluçao em outros filmes mas como Edward é monotono, preso a determinado tipo de tiques irritantes, ao par da sua namorada Stewart, não so manifesta muitas deficiencias em termos de interpretação como ainda consegue impregar um estilo decadente que irrita. Por fim Lautner o pior actor de ambos mas aquele que penso que em papeis mais suavem em comedia, podera ter alguma facilidade.

O melhor - O fim.

O pior - Ter sido um marco comercial com tão poucos argumentos.

Avaliação - D+

No comments: