Thursday, December 06, 2012

Compliance

Este pequeno filme independente seria um entre muitos filmes durante um ano em que diversas experiencias são lançadas em cinemas especificos, caso no dia de ontem o National Board review não tivesse atribuido o premio de melhor actriz secundaria a Ann Dowd, facto que não só serviu para o filme ganhar mais visibilidade do que no seu decurso comercial todo, mas como o colocar numa corrida pelo menos como menção que nunca esteve nos seus melhores sonhos. Os resultados do filme em termos comerciais foi de acordo com as suas ambiçoes ou seja modesto e em termos critico as boas avaliações acabam por ser comuns dentro do cinema em que este filme esta inserido.
Compliance é um filme directo algo perturbante mas ao mesmo tempo interessante e com uma moral forte, ou seja ao tocar numa sociedade que não pensa sobre si, que faz as coisas como tarefas sem se questionar esta presente ao longo do todo filme, e tem aqui o seu maior trunfo, ao entrar no stress na preocupação e na capacidade de pro vezes perdermos a frieza de perceber o sentido ou pensar racionalmente sobre as coisas, neste conteudo moral o filme tem o seu maior trunfo.
Contudo o filme tem problemas ao ser demasiado repetitivo mesmo na curta duração ser monotono pois o filme e sempre uma repetição de eventos e pouco mais o filme e uma linha continua de situações semelhentes apenas se desenvolvendo de forma rapida como se uma investigação policia se tratasse no seu fim, sendo que esta parte poderia totalmente ter desaparecido ou então mais potenciada porque o filme fica coxo e o seu final totalmente descontextualizado.
Ou seja parece-nos que o filme funciona bem mais como paradigma moral da sociedade com bons momentos principalmente no encadeamento e na escalada se bem que o filme e pouco visual quase sempre no mesmo espaço e com as mesmas personagens para alem de que se revela cedo demais.
O filme fala de uma cadeia de fast food em dia de avaliação e de muita gente que recebe a chamada de um suposto policia que se encontra a investigar um roubo efectuado por uma funcionaria o papel de encarregada e enterrogar e ser o policia comandado por telefone.
O argumento e original pese embora seja baseado em factos reais e acima de tudo numa tendencia cada vez mais existente com o crescimento de tecnologias, e nisto o filme funciona bem principalmente na criaçao e na forma como nos dá as perosnagens que servem de marionetas, as situações são um pouco exageradas mas o filme narrativamente funciona.
A realização e a tipica em filmes independentes, escura, pouco movimentada cortada, com rebeldia, sem grande sentido estetico e uma realização crua, serve o interesse do filme, dando-lhe um lado noir interessante mas não é com este trabalho que o seu autor chamara a si a atenação de outros escaloes.
O cast é pouco posto à prova e surpreende o premio oferecido a Dowd desde logo porque o seu papel não é secundario, por outro lado proque o papel não tem grande exigencia, contudo e indiscutivel que o filme gira em seu torno, e o papel e bom, dai ao reconhecimento vai uma longa distancia.

O melhor - O paradigma moral.

O pior - Ser demasiado repetitivo.

Avaliação - C+

No comments: