Wednesday, May 03, 2023

Jesus Revolution

 Nos ultimos anos o cinema de pendor cristão tem ganho algum protagonismo, principalmente comercial já que em termos criticos este tipo de produtos tem tido alguma dificuldade, muito associado a argumentistas, atores e realizadores de segundo plano. Este foi a aposta inicial e mais forte do genero para . Em termos criticos os resultados foram medianos, mas mesmo assim ligeiramente melhor do que outros projetos conseguira. Em termos comerciais os resultados foram bastante capazes principalmente nos EUA:

Sobre o filme podemos dizer que e o tipico filme cristão, sobre crença, fé e redenção das personagens, algo que e comum a quase todos os filmes do genero, os quais acabam por ser sempre básicos, idilicos e realizados de forma bastante simplista. Aqui temos um filme baseado numa historia real, numa epoca muito propria, mas o filme acaba por ser mais do mesmo, e acima de tudo acaba por transmitir os valores religiosos de uma forma vazia.

Outro do problema do filme, é que as personagens são tão esteriotipadas que não as conhecemos, principalmente dois dos vetores, como Lonnie e Chuck. O filme tenta ter uma emotividade que nunca passa para o lado do espetador, e as duas horas acabam por ser propaganda religiosa algo mal trabalhadas, mas que vai tendo alguma aceitação comercial.

Por tudo isto Jesus Revolution e o apontamento catolico do ano, nas mãos do realizador que mais sucessos tem neste genero mas que acaba por ser o lado cinzento do cinema que todos os filmes vão tendo. Nota-se a tendencia de aproximar em alguma ligeireza os temas junto dos jovens mas parece claro que isso nem sempre acontece, e o filme é uma obra claramente cinzenta.

A historia segue um conjunto de jovens proximos do movimento hippie e a forma como se juntam a uma igreja mais conservadora para fazer chegar a mensagem junto dos mais novos, unindo a fé e a arte.

O argumento é um conjunto de valores e acima de tudo o sublinhar da religião, numa historia básica, com personagens quase inexistentes e um estilo monocordico e acima de tudo um desenvolvimento narrativo longo para um final pouco emotivo.

Na realizaçao Erwin principalmente é uma das figuras maiores deste tipo de cinema, mesmo com um estilo pouco original ou artistico, tem um estilo de emoção, mas neste caso sabe a pouco, principalmente porque o projeto foi pensado para ser uma bandeira no genero.

Este tipo de filmes nunca conseguiu chamar atores de primeira linha, Courtney foi um ator juvenil de algum sucesso que náo teve continuidade e tenta aqui sobreviver num filme com algum mediatismo, embora num papel quase nulo, o mesmo para Gramer, longe do sucesso de outros tempos que o tornou numa referência de Hollywood.


O melhor - Os valores da redenção sao sempre positivos


O pior - A falta de criatividade de todos estes projetos


Avaliação - D+



No comments: