Monday, May 08, 2023

Dungeons & Dragons: Honor Among Thieves

 Vinte e três anos depois da primeira tentativa de dar vida a esta saga literária e de jogos de computação, que se tornou num floop total eis que surge uma nova tentativa de rentabilizar comercial o produtor, com outro tipo de meios, desde logo comercialmente com mais efeitos, com um elenco de primeira linha com muita gente em boa forma principalmente na tv, e uma abordagem mais descontraida, com toques humoristicos. Criticamente as coisas correram bem com avaliações muito positivas, principalmente comparadas com o primeiro filme. Comercialmente os resultados foram mais medianos, principalmente tendo em conta o elevado investimento, mas a publicidade negativa do primeiro filme não foi uma grande ajuda.

O primeiro ponto que melhor funciona no filme é a irreverência humoristica do filme, que parte não só nos dialogos e no excesso de momentos sem grande sentido, mas também na propria montagem fora da caixa que da ao filme uma roupagem propria de quem quer fazer um filme descontraido de ação e magia para toda a familia, e nisso o filme funciona.

O problema maior do filme estará presente porque talvez a historia de base da saga está longe de ser apelativa, diferenciadora, independentemente de quem a realize ou protagonize. E um filme sobre fantastico com uma base igual a tantas outras, que no final na sua conclusão tem algum destaque, mas fica a ideia que os elementos misticos não são muito interessantes e acima de tudo que o filme necessitava de mais originalidade na mensagem,

Ou seja apesar de em termos de roupagem o filme ter conseguido a obra possivel de entertenimento com base na premissa, fica a ideia que ja vimos projetos de Hollywood mais conseguidos e com mais futuro. Claramente parece daqueles objetos que surpreende pela ousadia comica e pela comparação brilhante quando comparado com o seu antecessor, mas que se tornara inferior com a continuidade do franchising.

O filme fala sobre dois ladrões que atraiçoados por um antigo companheiro formam uma equipa de forma a recuperar um tesouro perdido e a filha de um deles, mas que afinal poderá ter um objetivo bem maior.

No que diz respeito ao argumento temos um filme que tem uma historia conhecida limitada, mesmo a explorar o fantastico, mas que no humor e na abordagem de todo o filme tem as suas valências funcionais e nisso fica a ideia que principalmente no humor o argumento funciona,.

A dupla de realizadores do projeto Daley e Goldstein tem sido agradaveis surpresas em comedia de estudio, pela irreverência e aqui abraçam o lado mais de ação e de grande produçao. Fica a ideia que o filme é terefeiro, que lhe falta alguma dimensão mais artistica, com algum abuso de digital, mas com alguns truques de originalidade comica que ficam bem, numa dupla talhada para comedia.

No cast um conjunto eficiente de atores, sem brilhante. Pine e um razoavel ator de comedia e ação, sem grandes segredos ou valencias, Rodriguez da o lado duro que o filme quer, sem mais, e no restante figuras conhecidas com personagens simples.


O melhor - O lado comico do filme.

O pior - A historia de base e limitada para um grande filme


Avaliação - C+



No comments: