Sunday, May 28, 2023

Air

 Ben Affleck e sem sombra de duvida muito melhor realizador do que propriamente ator. Eis que este ano e som a chancela da Amazon surgiu este seu novo filme sobre a ligação criada entre a Nike e Michael Jordan que deu origem a marca Air Jordan. O filme que inicialmente foi pensado apenas para streaming acabou por conseguir boas criticas o que levou a que o filme arriscasse a distribuição em cinema com resultados razoaveis embora os ingredientes do filme podessem conduzir a resultados mais fortes.

Air e um filme de personagem entregue totalmente a Damon, que acaba por nos dar os contornos ainda que ficcionado da forma como tudo decorreu de forma a tornar o ganho da Nike ainda mais impactante, na maior jogada de sempre de uma marca desportiva para o seu atleta. O filme e descontraido, com alguns bons apontamentos contextuais em termos de tempo, mas o filme acaba por ser algo previsivel na forma como tudo se desenvolve.

Fica a ideia que pelos interpretes e acima de tudo pelo vetor de markting que este acontecimento se tornou o filme merecia mais arrojo, merecia quem sabe ser levado mais a serio, naquilo que a personagens diz respeito ja que entre no esteriotipo tipico de quem quer fazer um filme sobre algo sem entrar em muitas polemicas. O filme tem promenores interessantes como a nunca presença da face de Jordan, num filme em que ele e o ator principal sem nunca realmente aparecer.

Resulta assim um filme competente, que pelos seus elementos deveria ser uma abordagem mais arriscada, mais intensa, todos sabemos desde inicio como tudo ia a acabar mas o processo poderia ser mais trabalhado, embora Damon domine todos os momentos do filme, fica a ideia que e uma roupagem demasiado matine para um tema de algum impacto.

A historia segue a luta da Nike, em clara perda no mundo do Basket para ganhar novo animo, e tudo fica definido na estrategia do seu especialista de basquetebom em apostar as fichas todas num rokie nada mais nada menos que Jordan.

O argumento do filme é algo simplista, tem alguns momentos comicos em termos de dialogo que funcionam, dando ao filme uma roupagem descontraida na maior parte do tempo. Esses momentos fazem com que por vezes o filme nao se leve totalmente a serio na intensidade que deveria ter.

Affleck e um bom realizador, principalmente nos contextos temporais e sociais que da ao seu filme e aqui volta a ter. Com meios reduzidos e sem grandes truques de camara nos primeiros momentos da o destaque a si, deixando depois a historia rolar. nao esta na melhor forma mas continua competente.

No cast a personagem encaixa perfeitamente naquilo que Damon melhor consegue fazer, o lado descontraido simpatico e lutador. Ao seu lado Affleck parece demasiado esteriotipado e Bateman também parece ser um dos elementos que não leva o filme a serio.


O melhor - A historia e impactante principalmente tendo em conta o que se seguiu.

O pior - Uma abordagem demasiado proxima de filme de domingo a tarde.


Avaliação - C+



No comments: