Monday, December 13, 2021

Tick Tick... BOOM

 2021 acaba por ser o ano em que o cinema e a Broadway se uniram numa serie de imensos projetos que tiveram visibilidade nos teatros nova iorquinos e que agora passam para o cinema. Alguns desses projetos tiveram o dedo de Lin Manuel Miranda, um autor, ator e musico hiperativo que alimentou muitos dos filmes deste ano, principalmente numa colaboração com a Netflix. Assim surgiu a sua estreia na realização, neste biopic sobre um jovem e premiado autor de musicais, que acabou por surpreender na critica sendo um dos filmes que contam nas listas de melhores do ano. Em termos comerciais pode nao ser o produto mais apetecivel da Netflix algo que poderá mudar, principalmente se os premios aparecerem.

Sobre o filme podemos dizer que temos um musical moderno, nao so no facto de colocar de lado a dança e os grandes cenarios para ser mais uma historia ou um biopic musical sobre a propria personagem. Esse dado acaba por ser original, acompanhado por uma sonoridade atual que torna o filme ritmado e interessante, numa nova postura de um teatro onde a historia e mais tida em conta que a imagem.

O filme permite tambem uma personagem e um feito curiosos. Com uma mensagem de ligação entre as personagens, da vontade e pressa de viver, a historia de Johnathan Larson merece o sublinhado que o filme lhe dá na maior parte do tempo. podemos dizer que o filme acaba por ser na sua forma de contar algo intimsta, o que é verdade. QUe o cinema musical tem que ter mais espetaculo o que também tendemos a concordar, mas no final fica uma boa historia bem interpretada.

Lin Manuel Miranda tem ganho um conceito muito forte em Hollywood e isso faz com que as pessoas naturalmente gostem da espontaneidade do trabalho dele. Aqui temos uma mistura de sensações positivas que encaixam como amizade, amor, dedicação e um filme pequeno com ambiçao, e isso acaba por funcionar, ainda que longe dos melhores musicais que fomos assistindo nos ultimos anos.

A historia segue a personagem de Larson, um jovem com o sonho e determinação de ser um autor da Broadway que vai vendo o sonho a fugir das suas mãos com o passar dos anos, assim como as suas relações na forma como vai perdendo as referências da sua vida em procura do seu projeto.

Em termos de argumento a historia de Larson e forte, e intensa do ponto de vista dramática com o final conhecido e tragico que ainda dá mais imponencia ao sonho da personagem. E uma boa homenagem com uma personagem bem criada e musicas que acompanham bem a historia que se quer contar.

Lin Manuel Miranda e conhecido por muitos atributos mas tem aqui a estreia como realizador num filme onde a realização procura um lado intimista da Broadway que nos conhecemos menos e que se calhar facilita mais o trabalho do autor. E um bom principio embora seja a componente com menos recursos do filme.

No cast Garfield surpreende pela sua intensa interpretaçao e atuaçao. E dos papeis que ficam na carreira de um ator que depois de alguns anos longe da ribalta parece em 2021 recuperar a intensidade que o tornou em alguns momentos num dos mais expectantes atores da sua geração. Esta participação resultara provavelmente numa segunda nomeaçao ao premio num filme de interpretaçao a solo.


O melhor - Acima de tudo a interpretação de Garfield

O pior - E um musical pequeno


Avaliação - B-



No comments: