Thursday, December 23, 2021

Resident Evil: Racoon City

 Quando anunciaram que a vertente de Resident Evil com Mila Jovovich tinha chegado ao fim, muitos pensaram que chegava ao fim uma das maiores e mais exaustivas adaptaçoes de videojogos ao cinema, um conjunto de filmes que tiveram alguns seguidores embora sempre longe da critica. Contudo tudo ficou mais surpreendente quando imediatamente formou-se a ideia de um reebot, com novos protagonistas e a mesma historia muitos poucos anos apos o ultimo capitulo. Criticamente esta nova adaptação voltou a não convencer com avaliações pouco encorajadoras. Do ponto de vista comercial o filme arriscou as bilheteiras mas os resultados foram desoladores.

Sobre o filme penso que se alguem algum dia sublinhasse que iria ser efetuado um novo Resident Evil com novos protagonistas, todos iriam tentar perceber os motivos dessa escolha claramente porque o conceito original estava gasto e os filmes iam-se repetindo sem novos ingredientes. Pois bem este novo capitulo e mais do mesmo a todos os niveis com o problema da unica personagem que realmente alimentava a saga desapareceu e o filme nao encontrou ninguem para a substituir.,

Depois todos os defeitos dos filmes anteriores são repetidos, ou seja, personagens superficiais que rapidamente desaparecem, pouca ou nenhuma intriga, alguma violencia de imagens e efeitos melhores adaptados aos novos tempos, dão-nos um filme fraco, que continua a sublinhar o que muitas vezes é defendido que dificilmente um bom jogo da um bom filme.

Esperamos por isso que estes maus resultados deste novo filme condicionem um desenvolvimento de um novo franchising ja que o cinema ja sofreu bastante com o elevado numero de filmes desta saga que foram sendo lançados nos ultimos anos, e está na hora de parar, quem sabe para um dia criar algo diferente.

A historia tenta ir a base de toda a saga concretamente um grupo de pessoas que tenta descobrir o misterio atras da mansão Spencer, onde vão ter de lidar com uma força sobre natural.

Em termos de argumento não era de esperar que Resident Evil fosse prodigo em novas ideias ou em abordagens diferenciadores, mas fica a ideia que mesmo em termos de intriga a abordagem teria de ser naturalmente diferente o que nunca consegue ser. As personagens sao superficiais e tudo encaminha-se para o despique final sem grande arte de escrita.

Na realizaçao a batuta foi entregue a Roberters, alguem associado a filmes de terror sem grande expressão, que nao consegue nunca assinar uma marca que um reebot talvez exija. Por isso fica a ideia de que este franchising a tentar reerguer teria de recorrer a outro tipo de maestro.

No cast as escolhas de Scodelario, Arnell e John-kamen são naturais, figuras ainda em crescimento no cinema, a procura de algum mediatismo, mas com carreiras até ao momento superficiais. As personagens nao ajudam grande progressão, mas aparecem algum tempo no ecra o que pode ser benefico.


O melhor - A pessima reação critica e comercial ao filme.


O pior - Nova roupa mas o conteudo continua longe do que deveria ser


Avaliação - D

No comments: