Saturday, December 18, 2021

Encounter

 No ultimo ano a colaboração entre a Amazon e o protagonista deste filme, Riz Ahmed correu bem como o aclamado Sound of Metal. Este ano o ator voltou a ser aposta da operadora de streaming para a temporada de premios nesta especie de drama sobre traumas de guerra e tentativa de voltar a familia. O filme que estreou com pouco ou nenhum sublinhado motivado com criticas algo frias nas primeiras exibições do filme, acabaram por condicionar e muito aquilo que foi o percurso do filme em termos criticos e comerciais estando ja arredado de qualquer prespetiva de premios.

Sobre o filme a tematica que o filme nos trás e interessante, a forma como os traumas de guerra permanecem e contaminam todas as vertentes da vida dos seus soldados. Este ponto e intensamente debruçado no filme, principalmente no ponto de vista da personagem de Spencer, que fica a ideia que merecia mais ecra e mais contexto no inicio. O facto do filme num primeiro momento se apresentar quase como um sci fi e tornar-se num drama familiar parece nem sempre ter sido uma opção interessante porque arrefece o que realmente o filme tinha para dar.

Mesmo assim parece que o filme tem alguns apontamentos que merecem ser sublinhandos, quer a realidade e o reboliço da relaçao pai filhos, a forma como a mesma vai escalando para uma perde de controlo completo, a ligação quase irracional entre os personagens, e bem trabalhado num filme que se alicerça em boas interpretações para crescer, e nisso o filme tem algumas virtudes que mereciam se calhar mais atençao.

Não sendo nem de perto nem de longo um grande filme, acaba por ser competente na forma como trata os elementos que quer tratar. Fica a ideia que no momento em que se assume claramente como o drama tudo se torna algo circular e repetitivo trabalhando apenas em escalada, mas acaba por ser um caracteristica expectavel já que esse era necessariamente o espaço possivel de preencher.

A historia fala de um ex- combatente que acaba por sequestrar os filhos da mãe, de forma a os proteger de um eventual ataque extra terrestre o que os leva numa road trip em fuga quer dos alegados ataques quer da policia.

Em termos de argumento todos os elementos que o filme conjuga na sua narrativa, são pernitentes e o filme trata-os com alguma seriedade e isso é um apontamento relevante e a ser assinalado naquilo que acaba por ser o resultado do filme. A relação pais filhos e bem potenciada nas circunstancias do filme, fica a ideia que o equilibrio de presença de algumas personagens poderia ser mais trabalhado e potenciado numa abordagem mais complexa que o filme poderia ter em algumas tematicas.

Na realizaçao Michael Pearce e um realizador ainda desconhecido mas que os seus filmes tinham sido algo proximos de uma critica independente. Aqui tem uma realizaçao simples, muito proxima das personagens num trabalho competente mas longe de ser deslumbrante.

No cast o filme e dominado por Riz Ahmed um ator em excelente forma que consegue levar os seus personagens para alto nivel de intensidade e que o torna num dos bons valores do momento. Se calhar a pouca proximidade do filme com a critica nao lhe permitirá obter os dividendos que se calhar a interpretação merecia. Nos secundarios a presença de Spencer e sempre sinonimo de competencia


O melhor - A força dos temas dramaticos que o filme tem.


O pior - O inicialmente ser demasiado sci fi prejudica a intensidade do drama.


Avaliação - C+



No comments: