Sunday, December 12, 2021

The Last Duel

 Como em muitos outros anos no passado Ridley Scott volta a estar muito ativo neste 2022 com dois filmes lançados num intervalo de tempo muito curto que serviu como dois candidatos a premios. Este pese embora marcasse o regresso da colaboraçao de Damon e Affleck na escrita acabou por ser lançado antes com menos ambiçoes de premios. Em termos criticos sem deslumbrar o filme saiu com avaliações positivas embora tendo em conta o genero sem força para os premios. Comercialmente o filme arriscou a bilheteira e falhou talvez porque nao fosse este o estilo de filme que as pessoas procuraram neste regresso ao cinema.

Ao longo da sua carreira Ridley Scott tem tido alguns dos seus filmes mais conceituados nos epicos de epoca, sendo este talvez a sua base de eleição. Neste filme temos muitos dos recursos tipicos do realizador, ou seja muita intensidade e frieza nas cenas, interpretes de primeira linha, e um filme grande e grandioso, mesmo que em termos de historia o filme faça render demasiado o peixe de uma historia curta, mas que o filme opta por dar tres visoes da mesma coisa.

A historia e intensa, historicamente importante, bem interpretada principalmente no lado mais duro dos dois protagonistas, bem acessorados por uma atriz feminina que domina o filme. Fica como o ponto menos positivo do filme, o facto de ao dar as tres versóes da historia estas sejam sempre iguais e isso acabe por levar a que algumas sequencias sejam demasiadamente repetidas na sua totalidade o que tornam esta opçao algo monotona.

Mesmo assim e nao sendo uma obra prima, nem nada que se pareça com isso temos um filme competente, sobre honra, e sobre o homem mediaval na forma como se lida com as mulheres. Esse ponto que o filme abraça bem e ainda nos dias de hoje ordem de discussão e nisso Scott foi inteligente na forma como sublinhou esse valor moral, num filme duro, de açao epico, que resulta sem deslumbrar.

A historia fala de dois amigos de guerra com percursos diferentes depois do sucesso, um fica como acessor de um poderoso senhor de terras enquanto o outro fica como o patinho feio, desconsiderado casado com a filha de um traidor e sempre apostado em tentar reencontrar a sua honra.

Em termos de argumento, o filme embora com uma história de pouco alcance, tras alguns temas atuais, mesmo quando no filme sao tratados em epocas diferentes. A formula das tres historias e algo repetitiva, mas os pontos como honra e posicionamento entre generos e bem trabalhado nos dialogos.

Scott e um veterano realizador recheado de sucessos nos mais diversos generos, mas foi nos epicos de epoca que teve o seu filme mais conceituado e premiado com Gladiador. Scott tem uma boa realização embora sem a intensidade de outros momentos, mas as sequencias de luta sao sempre cruas e fortes. A idade começa a exibir limitaçoes mas a força esta la.

No cast temos um Damon totalmente diferente do habitual, rigido, quase selvagem que o ator consegue construir bem ajudado pela caracterizaçao. E um ator diferenciado e isso e bem visivel na sua versatilidade. Ao seu lado brilha essencialmente Corner, uma das atrizes do ano, com a intensidade dramatica apurada, e que na minha otica a sua prestação merecia atençao de premios, principalmente tendo em conta o bom ano da atriz. Driver esta menos visivel, e Affleck tem apontamentos.


O melhor - O tema da segregação das mulheres bem trabalhado num filme cru de epoca


O pior - AO repetir a mesma historia tres vezes tem demasiadas repetiçoes o que o torna algo monotono


Avalkiação - B



No comments: