Saturday, December 18, 2021

Mother/Android

 Numa altura em que muitos aguardam de forma plena aquilo que Matt Reeves tera construido na sua visão de Batman, eis que surge um filme produzido pelo famoso realizador sobre uma cenario apocalitico em que alguns robots tomam conta do mundo. Este filme de ação estreado na aplicação da hulu não foi propriamente bem recebida pela critica com avaliações medianas mas com um claro pendor negativo. Em termos comerciais a Hulu ainda tem algum caminho a precorrer mas a distribuição internacional pela netflix podera dar um novo folego ao filme.

Sobre o filme temos uma historia se sobrevivencia num cenario apocalitico igual a tantas outras, temos um filme lento, onde as personagens acabam por nunca existir, salvando-se uma ligeira intriga a meio do filme com o twist que fica limitado a um curto espaço de tempo, ja que tudo o resto e a luta pela sobrevivencia em situação limita tratada com poucos adereços que tornam o filme mais que tudo demasiado monotono.

Fica a ideia que o cenario apocalitico de revolta das maquinas até é bem criado, as limitações fisicas da personagem em face da sua gravidez um escolha entre outras, mas o desenvolvimento da historia e pouco profundo, monotono, que leva a que o filme nunca consiga atingir niveis de intensidade que o aproximassem daquilo que as pessoas esperam pelo menos de um filme de ação.

Ou seja um mediocre filme de ação sci fi, monotono, previsivel, e que acima de tudo não se consegue potenciar a si, nem esteticamente onde acaba por ser sempre uma produçao mediana quer no argumento ja que as personagens muitas vezes acabam por ser tão maquinizadas como os proprios androides, e isso e claramente pouco, principalmente quando o filme se associa a alguem como Matt Reeves.

A historia fala de um casal em sobrevivencia pelos EUA na tentativa de sobreviver ao ataque das maquinas sobre os homens, sendo que tudo ainda fica mais dificil ja que a rapariga do casal se encontra grávida em fim de tempo.

A historia do apocalipse das maquinas já foi muitas vezes abordada em filmes, algumas vezes com competencia, outras como esta nem tanto. Tudo muito simples, pouco trabalhado, que resulta numa intriga pouco dinamica e interessante, e que acaba por ser o proprio guião que não permite o impulso do filme.

Na realizaçao a estreia de Mattson Tomlin, um jovem realizador romeno que esta recentemente associado a Reeves, e que percebeu que talvez tinha um filme com tamanho a mais para o seu atual momento. O filme nunca brilha na sua estetica o que e um defeito principalmente tendo em conta que se trata de um sci fi. Nao foi propriamente a melhor carta de apresentaçao.

No cast, se a carreira de Chloe Moretz enquanto adolescente fazia prever que se trataria de uma das figuras maiores do futuro, a sua concretização esta longe disso. A actriz tem colecionado presença em filmes de açao de qualidade duvidosa, com personagens nada exigentes e isso tem-lhe tirado alguma da expetativa que tinha em seu torno. O filme basicamente não existe em secundarios


Avaliação - D+



No comments: