Friday, December 31, 2021

KIng Richard

 Um dos acontecimentos cinematograficos do ano tem sido esta especie de biopic sobre o inicio da carreira das irmãs Williams mas acima de tudo na personalidade e a obsessão do pai de ambas pelo plano peculiar que tinha para a carreira delas e que resultou em que se tornassem em duas das melhores jogadoras de todos os tempos mesmo vindo de um extrato social pouco comum no desporto em questão. Este filme acabou por recolher boas avaliações alicerçadas essencialmente num Will Smtith obreiro, produtor e provavel candidato aos oscares. Comercialmente o filme nao foi propriamente um sucesso embora parecesse ter todos os ingredientes para o ser.

Sobre o filme podemos começar por dizer que a historia e aquilo que todos conhecemos e tem o merito claro de nos demonstrar o contexto familiar onde cresceram duas das maiores campeas da historia do tenis e acima de tudo a forma como elas tiveram de imperar num contexto social completamente distinto da sua origem, e o filme consegue num primeiro plano realçar perfeitamente esta dificuldade, o que torna o filme em termos emocionais impactante.

Depois temos o segundo ponto do filme, que e a personagem central. Apesar da polemica de um filme que abrilhanta muito o personagem, a sua personalidade e os seus feitos, e isso acabou por gerar muita polemica principalmente porque a personalidade de Richard Williams esteve sempre longe da unanimidade, sendo sempre mais vincada a sua irreverencia do que a capacidade. O filme dá-nos alguem de convicção mais forte do que irreverente, podendo dar uma ideia demasiado certa de um ser disruptivo.

Por fim o filme acaba por apenas nos levar ate ao primeiro jogo e Venus no WTA, algo que me parece curto, nem que seja porque o filme acaba por colocar de lado Serena que acabou por se tornar a melhor jogadora do cla e se calhar a melhor da historia, e nesse particular parece que o filme por vezes da demasiado holofote ao lado menos forte da historia, mesmo que o faça de uma forma competente.

A historia segue RIchard WIlliams e o seu plano para tornar as suas duas filhas Venus e Serena atletas profissionais de tenis, e mais que tudo a forma como os seus metodos e escolhas acabam por condicionar o seu percurso rumo ao sucesso.

Em termos de argumento a historia de sucesso e de ligaçao do pai com as filhas e conhecido de todos que acompanham o tenis. Os detalhes parecem sempre pensados com alguns objetivos de ficção e de tornar mais iconica uma personagem controversa. O filme consegue isso mas a polemica ficou instalada.

Na realização Marcus Green e um quase desconhecido realizador afro americano que acaba por ter um trabalho meritorio, quer no contexto grafico do tenis, quer também na contextualizaçao temporal, e nisso o filme consegue ser bastante concreto sem ser uma marca de autor.

No cast e obvio que ressalta a vista a construção ao promenor de WIll SMith de um Richard Williams com bastante materia para criar e para transformar o personagem, Talvez por tudo isto WIll SMith parta na frente na luta pelo oscar de melhor ator, ja que a sua personagem principalmente na intepretação fisica e muito imponente. Ao seu lado alguns destaques para como Aunjanue ELlis balança toda o lado fisico de SMith e que provavelmente ira resultar em nomeaçao também e um Benthral muito particular.

O melhor - A historia do sucesso no contexto completamente adverso

O pior - A polemica estaria instalada com a beatificação que o filme faz de Richard


Avaliação - B



No comments: