Monday, December 20, 2021

CODA

De todas as maiores aplicações de streaming que tem apostado numa maior presença junto de uma comunidade mais globart surpreendentemente tem sido a Apple + aquela que mais dificuldades tem sentido em trazer filmes significativos junto do grande publico embora tenha conseguido chamar a si alguns atores de primeira linha como por exemplo Tom Hanks. Este ano entre outros filmes com mais protagonismo foi lançado esta drama de adolescente na comunidade surda que surpreendeu a critica e tornou-se num dos objetos fetiches dos criticos e audiencias para esta temporada de premios, o que o vai fazer vincar-se mais comercialmente num filme que inicialmente poderia ter pouca ambiçao neste parametro.
SObre o filme podemos dizer que CODA e daqueles filmes quase unanimes, pelo tema, pela forma como encaixa a fundo na questão da surdez trazendo para protagonistas atores com essa debilidade, juntando-lhe todos os ingrediente para o aproximar como nenhum do publico com muita emoçao e afetos, sem nunca descuidar da exigente critica trazendo alguns dialogos de primeiro nivel na sempre estranha lingua gestual.
Mais que um filme que traga uma historia completamente diferente ou se o sumo aqui reproduzido fosse conduzido para uma familia com outras particularidades resultava num basico drama adolescente mas o filme e claramente o contrario, deixa seguir o percurso esperado do guião para tornar mais forte, sentido, e claro o apontamento e a especificidade da familia e isso faz com que o filme resulte, e seja um marco significativo do cinema como o filme que mais a fundo foi nesta questão.
Por tudo isto todos os elogios que tem rodeado este CODA são mais que justos, o filme é um hino a familia, ao amor, à dificuldade numa comunidade que merecia este filme em todo o nivel. POdemos dizer que e demasiado lamechas, mas e mesmo essa aproximaçao ao sentimento simples que faz o filme forte e um dos grandes acontecimentos cinematograficos do ano.
O filme fala de uma adolescente a qual reside com a familia inteiramente constituida por surdos que tem por objetivo ajudar no negocio da familia, a pesca, sem descuidar o seu sonho de ser cantora, mas ambos acabam por chocar um com o outro.
Em termos de argumento o filme e na base da sua historia um filme simplista, igual a muitos outros de adolescentes em todo o seu percurso. A questao e que o filme aceita a lingua gestual e permite dialogos de grande qualidade nesta lingua, o que o torna original, e acima de tudo um amplificador de emoçoes.
Na realizaçao Sian Heder uma autentica desconhecida que deixou o filme potenciar a emoçao. Nao temos uma realizaçao com muitos atributos ou na primeira linha, mas a premissa e a forma como o filme consegue comunicar as suas emoçoes com o espetador e uma mais valia, e por isso so tem de se sentir orgulhosa com esta espantosa estreia.
O mais surpreendente de tudo e a capacidade interpretativa dos seus interpretes com a debilidade em questão. A interpretaçao de Troy Kotsur e imponente, e uma das melhores do ano, razão pela qual esta a merecer grande destaque na temporada de premios. Parece-me de todo importante sublinhar a interpretaçao da jovem Emilia JOnes, que nao tendo uma personagem muito explosiva e o elo de unicao de tudo o que vemos.

O melhor - A capacidade do filme transmitir sentimentos

O pior - A premissa e repetitiva, mas com a roupagem que nunca vimos

Avaliação - B+


No comments: