Wednesday, December 22, 2021

Back to the Outback

 A Netflix tem aos longo dos anos tentado se tornar na denominadora comum do cinema em todas as vertentes, seja ela comercial, seja ela em premios. Para este tempo de festividades surgiu mais um filme de animaçao, um terreno onde a produtora ainda vai tendo alguma dificuldade em conciliar o sucesso critico e comercial. Este filme sobre animais passado na Australia pelo prazo de lançamento apostaria mais na segunda vertente, algo que ficou ainda mais notorio quando criticamente o filme ficou-se pela mediania. Mas com uma competiçao tao forte mesmo no terreno da animaçao penso que comercialmente o filme tambem nao sera brilhante.

Sobre o filme penso que tendo em conta o numero de projetos dos ultimos anos que falaram sobre animais em fuga, e acima de tudo tentando regressar ao seu habitat natural, este e talvez uma nova repetição de um filme ja visto, alterando apenas os animais em questão e o contexto. Isso parece-me acima de tudo algo preguiçoso no resultado final de um filme que tenta ser de ação e com algum humor acabando por nao ser nenhum dos dois.

O grande ponto positivo e fazer de animais que normalmente as crianças gostam menos, ou tem algum medo as protagonistas, e dar alguma homenagem a oceania. E um daqueles filmes que no terreno de animação não tem dimensáo para se fazer vincar minimamente e por isso dentro de pouco tempo pouca gente, mesmo os miudos vao desconhecer ou se lembrar do projeto.

Por tudo isto um claro filme menor de animaçao, com uma historia repetida e que normalmente funciona para um resultado imediato comercial, com poucos ou nenhum ingrediente que o diferencie, mas acaba por ser aposta de animaçao de Netflix para os meses de Natal pese embora o filme nada tenha de relevo sobre a quadra.

A historia fala de uma serie de repteis presentes numa exposição que unidos fazem um plano de forma a regressar ao seu habitat natural, contudo vao ter de se debater com um insistente caçador e o seu filho.

Em termos de argumento percebo pouco trabalho, a historia ja foi alvo de diversos filmes de animaçao limitando-se a mudar os animais e o contexto espacial. Isso poderia dar espaço para que outros apontamentos do argumento tivessem mais força mas isso nunca acontece.

Na realizaçao deste projeto a estreia de uma dupla de realizadores em conjuntos que vem de terrenos opostos, enquanto Lessans esta habituada a editar filmes de animais de grandes estudios  Cripps e um argumentista australiano com algum conceito naquele pais, que na estreia no sempre dificil territorio da animaçao são suficientes sem brilho.

NO cast de vozes o maior sublinhado vai para a escolha de atores exclusivamente australianos para as personagens o que mais que brilhante e simbolico.


O melhor - O tornar animais menos proximos das crianças como herois.


O pior - Ja vimos este filme


Avaliação - C-



No comments: