Saturday, August 31, 2019

X-Men: Dark Phoenix

Desde o momento em que foi lançado Apocalypse que se percebeu que o Franchising de X-Men estava em clara queda nao so no mediatismo comercial dos seus filmes mas acima de tudo na proximidade que conseguia relativo as personagens. Dai que tenha sido estranho o anuncio quase imediato desta sequela. Com uma produçao dificil, onde foi colocada a possibilidade do filme ser apenas lançado em Streaming advinhava que criticamente o filme nao funcionasse de forma alguma com avaliaçoes negativas, mas tambem comercialmente e principalmente nos EUA os resultados comerciais foram um autentico desastre.
Nao e necessario muito no filme para percebermos que as coisas nao iam funcionar, e percebemos logo nas proprias personagens que nunca existem e percebemos de imediato que o filme se centra numa personagem com valor discutivel e que ja na anterior saga tinha sido no momento em que apostou em Jean Gray que as coisas deixaram de funcionar e aqui tudo aconteceu de novo.
Temos personagens que apenas fazem figura aparente, alias todo o filme e recheado destas figuras, na essencia temos uma luta entre Xavier e Jean e pouco mais relativamente ao passado da mesma, em tudo o resto o filme e um autentico deserto de ideias do primeiro ao ultimo minuto, sendo os viloes das coisas mais pobres que me recordo em cinema deste tamanho.
OU seja claramente o pior filme de todo o franchising x-men e provavelmente um dos piores em todas as dimensoes. Fica a ideia que nos proximos tempos nada teremos duma saga que se esgotou e que necessita de tempo para se revitalizar, caso contrario continuara a dar produtos fracos como este, que apenas fazem com que os seus interpretes façam figura de corpo presente em enredos narrativos inexistentes.
A historia debruça-se sobre os poderes interminaveis de Jean Gray da forma como chega a escola de Xavier como este lhe esconde o passado e como tudo regressa para um patamar bem presente.
No argumento o filme e um autentico deserto de ideias do primeiro ao ultimo minuto, fica a ideia que personagens que ja foram interessante em filmes anteriores deixam por completo de existir como Raven. ALguns apenas surgem para dizer que sim, e a personagem que sustenta o filme nao tem força para o mesmo. Os viloes do filme sao do mais vazio que a memoria.
Na realizaçao a batuta foi entregue a Simon Kinberg ele que era mais conhecido pelos argumentos dos filmes anteriores mas que aqui assumiu outro trabalho com pouco destaque. A forma como filma os poderes de Gray e basica e o filme nunca consegue ter qualquer elemento de relevo na realizaçao. Provavelmente deve-se centrar na escrita pois nao consegue unir os pontos.
No cast temos um recheio valioso totalmente desaproveitado. Fassebender ja funcionou como Magneto mas neste filme é um desastre bem como toda a prestaçao da personagem. Macvoy e o que sai menos danificado, num filme que da a Turner a ambiguidade que demonstrou bem em Guerra dos Tronos mas que aqui nao existe nunca.

O melhor - A afirmaçao de um franchising gasto.

O pior - A forma como esvazia personagens que chegaram a ser interessantes

Avaliação - D

No comments: