Tuesday, August 13, 2019

The Lion King

A Disney nos últimos anos parece ter encontrado uma nova formula de multiplicar os seus ganhos, ao adaptar ao live acton filmes de animação de sucesso do passado, que se tem tornado em sucessos inconstestados de bilheteira filme apos filme. Um dos que gerou mais expetativa foi este rei leao, quer pela força da historia em si, mas também por ter Favereau na realização. Criticamente as coisas não correram particularmente bem com avaliações demasiado medianas, mas comercialmente as coisas foram brilhantes com mais um sucesso estrondoso.
Sobre o filme podemos desde logo dizer que ele e obvio, uma replicação total do filme de animação com live action, numa produção deslumbrante principalmente na forma como constrou a forma de comunicar entre os animais algo que Faverau já tinha conseguido bem no seu livro da selva. Claro que ao ser uma replica ao milímetro do filme de animação quem o tiver presente fica demasiado preso ao que já viu e ai o filme perde obviamente a capacidade de por si surpreender o espetador que acaba apenas por ficar nostálgico.
Eu confesso que não sou adepto desta estratégia da Disney que me parece pensada em nada inovar e apenas em dar roupagem diferentes a historias conhecidas o que torna tudo um ciclo que nada da a desenvolver a industria em termos da historia que conta. Claro que todos nos ficamos fascinados pelo nível produtivo do filme mas ai nada poderíamos dizer porque temos um dos melhores realizadores neste tipo de tarefa e um estúdio de primeira linha.
oU seja a homenagem que a evolução do cinema faz a um dos seus mais icónicos filmes de animação, quem não conhece a historia, se e que existe algum devera ver primeiro o filme de animação mais intenso nas emoções e depois ver a sua transformação em live action, quem já viu fica a nostalgia da infância.
A historia e a conhecida SImba ve o seu pai ser morto pelo tio que tomo o trono da selva, acabando por se refugiar numa sociedade diferente ate que lhe e pedido regressar a terra natal para retirar o seu povo do poder do malvado novo rei.
Em termos de argumento penso que podia existir mais inovação, algum risco do que uma replica ao milímetro do filme de base. Podemos dizer que seria perigoso e a Disney não arrisca nesses terreno, por isso temos apenas a previsibilidade de um remake igual ao primeiro.
Faverau ganhou um estilo próprio quer na roupagem que deu inicialmente a Marvel, mas agora as adaptações da Disney. Todo o trabalho de realização e impressionante não so na humanização dos animais, mas mais que isso na forma como o filme consegue ter sequencias de ação de primeira linha. Num trabalho com exigência maxima sai vencedor.
No cast de vozes a escolha principal sobre pessoas que sabem cantar, para dar o poderio vocal que o filme necessita, mas o rei leao nunca dependeu desta faceta do filme.

O melhor - O nível técnico do filme.

O pior - A replica total do filme a sua animação

Avaliação - B-

No comments: