Monday, September 02, 2019

The Dead don't Die

Quando foi anunciado que este projeto de zombie movie de Jim Jaramush seria o escolhido para abrir o festival de Cannes a quem tenha aplaudido a irreverencia do festival, mas também existiu quem vaticinasse que o cinema do realizador era pouco condizente com o estilo de filme em questao e que tudo podia ruir. E a verdade e que esta segunda opiniao acabou por se concretizar. Num realizador habituado ao sucesso este peculiar filme nao passou da mediania critica, sendo que comercialmente ao ser a maior expansao do realizador as coisas ate nao foram mas, mas o conceito comercial nunca sera o objetivo de Jim.
SObre o filme eu confesso que seria dificil para mim adotar o cinema de autor de Jim Jaramush a um filme de zombies, e o filme acaba por andar perdido no seu proprio conceito, ora um filme de promenores que se concretiza num guião com dialogos non sense mas bem articulados, com outros momentos de filmes de zombies de serie B sem um plano central narrativo que acaba por nao ser condizente com os predicados de um realizador tao conceituado.
Mesmo assim o meu balanco e positivo, desde as conversas paralelas sobre a propria rodagem do filme, a quimica entre os tres policias, os detalhes cinematograficos sao suficientes para salvar um filme que muita vez e mais do mesmo, com ZOmbies e sangue e pouco mais, nesse particular pensava que em termos concetuais as coisas iriam resultar mais.
Mesmo sendo num terreno completamente novo para si, e inesperado, principalmente em termos de argumento o filme tem algumas virtudes de filme de autor, mesmo que nos outros dados seja um filme menor numa carreira que ja merecia um filme mais unanime num registo menos complicado.
A historia fala de uma pequena aldeia norte americana que de um dia para o outro começa a receber ataque dos mortos que ganham vida e que colocam em causa o resto dos sobreviventes da povoaçao.
Em termos de argumento temos de separar aquilo que o filme vale na sua linhagem central, onde temos uma historia igual a tantas outras com os seus promenores, principalmente alguns dialogos de primeira linha que alimentam alguma originalidade do filme, e mais que isso alguns momentos mais divertidos.
Jarmush e um realizador de elites que costuma marcar presença em festivais de primeira linha. Nao tem aqui enquanto realizador o seu melhor trabalho nem nada parecido. Numa altura em que na sua carreira tem arriscado por outros generos parece-me nao ser este o que mais se adequa ao seu cinema.
No cast temos um recheio de atores em registos proximos do seu lado habitual, o que acaba por arriscar pouco no resultado do filme. O lado mais descontraido de Driver combina com o lado tipico de Murray mas nao e um filme de grandes interpretaçoes.

O melhor - ALguns promenores de dialogos.

O pior - O lado zombie nem sempre e feliz

Avaliação - C+

No comments: